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COMPREENDENDO MELHOR INSERÇÃO SOCIAL E SOLIDARIEDADE COMO PARÂMETROS DA AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA MEDICINA III

Objetivo:

Proporcionar informações que sejam de auxílio no amadurecimento da concepção geral sobre inserção social e solidariedade.

Métodos:

Foram consultadas as seguintes fontes oficiais da CAPES: resoluções do Conselho Técnico-Científico; modelos das fichas de avaliação; legislação e portarias vigentes; relação dos cursos da Grande Área; avaliação de projetos Dinter e Minter; e o aplicativo de avaliação.

Resultados:

Inserção social e solidariedade são parâmetros recentes e inovadores como ações a serem desenvolvidas por programas de pós-graduação e avaliadas pelos comitês de áreas organizados pela Capes. Há necessidade de melhor compreensão por parte dos professores de pós-graduação da Medicina III das características de ações relevantes de inserção social. O tema de suporte básico de vida ajuda na compreensão de como a área da Medicina III pode ampliar sua atuação em educação básica, sem comprometer o caráter inovador e transformador da pós-graduação.

Conclusão:

À pós-graduação cabe inovar quando de sua inserção em processos de ensino, administração de cuidados ou qualquer outro campo. O que se busca é o poder de transformação social que ela tem e exerce.

Educação de pós-graduação; Avaliação de programas e instrumentos de pesquisa; Percepção social; Avaliação educacional


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