Acessibilidade / Reportar erro

Fatores associados ao atendimento a idosos por condições sensíveis à Atenção Primária à Saúde

Resumo

Objetivo:

analisar os fatores associados ao atendimento a idosos em Unidade de Pronto Atendimento por condições sensíveis à Atenção Primária à Saúde.

Método:

estudo transversal, realizado em um município localizado no noroeste do estado do Paraná, Brasil, entre os meses de maio a novembro de 2015. Utilizou-se instrumento semiestruturado constituído por três blocos distintos que abordaram o perfil sociodemográfico, caracterização do atendimento, bem como os motivos que levaram os idosos a buscar assistência na unidade. Os dados foram submetidos à análise descritiva e de regressão logística para tratamento das variáveis.

Resultados:

Foram entrevistados 191 idosos, com prevalência do sexo feminino (56%), com menos de oito anos de estudo (85,3%) e aposentados (78,5%). Os resultados apontaram que as pessoas com presença de morbidade crônica possuem 1,42 vezes mais chances (IC: 1,08 - 5,42) de procurar a Unidade de Pronto Atendimento antes da Unidade Básica de Saúde e têm 1,65 vezes mais chances (IC: 1,01 - 6,82) de serem encaminhadas pela própria unidade para assistência. A falta de médico nas Unidades Básicas de Saúde também apareceu como fator responsável por 1,36 vezes mais chances (IC: 1,03 - 5,38) do idoso ser encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento por condições sensíveis à atenção primária.

Conclusão:

a insuficiente oferta de recursos humanos no primeiro nível de atenção do serviço de saúde, somada à necessidade de tratamento de morbidades, aparecerem como fatores associados à procura dos idosos pela assistência por condições sensíveis à atenção primária, nos quais, as doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo foram os principais motivos de busca, com 47,6%.

Palavras-chave:
Idoso; Serviços Médicos de Emergência; Atenção Primária à Saúde; Enfermagem Geriátrica

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com