Acessibilidade / Reportar erro

Método Pilates Contemporâneo na aptidão física, cognição e promoção da qualidade de vida em idosos

Resumo

Objetivo:

verificar os efeitos do Método Pilates, na aptidão física, cognição e qualidade de vida, em um grupo de idosos.

Método:

para avaliação, utilizou-se a Bateria Sênior Fitness Test, Sistema de Teste Viena e o questionário de Qualidade de vida EUROHIS QOL-8. O grupo de estudos foi composto por 16 idosos e desenvolveram-se 27 aulas do Método Pilates Solo Contemporâneo, duas vezes por semana. Para verificar a normalidade dos dados foi utilizado o teste de Shapiro Wilk, para as variáveis da aptidão física e cognição, foram realizadas as comparações através do teste t para amostras pareadas. E para a variável qualidade de vida e suas dimensões foi realizada uma análise de percentagem. Foi adotado um nível de significância de 5%.

Resultados:

observou-se diferença significativa (p<0,05), nas variáveis: teste de flexibilidade de membros inferiores (p=0,007) e superiores (p=0,001), agilidade (p=0,001), equilíbrio dinâmico (p=0,001), teste de resistência aeróbia (p=0,001) e tempo de reação no teste de Atenção e Concentração (p=0,047).

Conclusão:

o Método Pilates pode trazer melhorias para a saúde de idosos, auxiliando na promoção da sua qualidade de vida.

Palavras-chave:
Envelhecimento; Aptidão Física; Método Pilates; Cognição

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com