Acessibilidade / Reportar erro

O significado da dança circular no imaginário da pessoa idosa

Resumo

Objetivo

compreender o significado da dança circular no imaginário da pessoa idosa em seu quotidiano.

Método

estudo interpretativo, de natureza qualitativa, fundamentado na Sociologia Compreensiva e do Quotidiano de Michel Maffesoli. Os dados foram coletados por meio de entrevista e observação participante, com 17 idosas praticantes de dança circular em Rodas nas Unidades Primárias de Saúde do Sul Brasil. Os dados foram analisados por meio dos preceitos de análise Shatzman e Strauss, fazendo emergir duas categorias temáticas: Atribuindo significado à dança circular e sentindo por meio da dança circular.

Resultados

Os participantes apontam que a dança circular, no imaginário da pessoa idosa, apresenta-se inclusiva e acolhedora, favorecendo a sensação de pertencimento e união entre todos, sem perder a sua individualidade e a do outro que compartilha. Para participar da dança é necessário estar centrada em si, no momento vivido, buscando não dispersar do momento vívido. Considerações finais: a dança circular como expressão da vida cotidiana é um espaço de trocas, de presença, do lúdico, do viver coletivo ligado por laços emocionais e pelo afeto que fortalece os laços e ressignifica positivamente o viver.

Palavras-Chave:
Saúde do Idoso; Dança; Promoção da Saúde; Atividades Cotidianas

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com