Acessibilidade / Reportar erro

Abordagens da psicanálise no atendimento ao idoso: uma revisão integrativa

Resumo

Objetivo

: mapear as publicações e suas especificidades acerca da clínica psicanalítica com idosos.

Método

: revisão integrativa que considerou o período de 2008 a 2017, nas bases de dados: Index-Psicologia, LILACS, MedLine, PubMED, SciELO e, RedALyC, independente da língua. Utilizaram-se os termos: Aged (Idoso), Elderly (Envelhecimento) e Psychoanalysis (Psicanálise). A questão norteadora foi: qual a produção científica acerca do idoso e a clínica psicanalítica?

Resultados:

na seleção 33 artigos foram considerados. Isto feito, cinco categorias foram construídas: “Clínica de idosos com abordagem psicanalítica” (15), “Abordagens psicanalíticas da velhice” (9), “Intervenções psicanalíticas em instituições de longa permanência para idosos’’ (6), “Representação da velhice para profissionais de saúde à luz da psicanálise” (2) e, “Geracionalidade e psiquismo” (1)”. Há uma incipiente preocupação da psicanálise com o idoso, que precede a questões epistemológicas, de modo que a prática clínica aparece com maior produção; por sua vez, há carência de pesquisas, pois a maioria dos artigos era de reflexão.

Conclusão:

os estudos publicados apontam a possibilidade da psicanálise com o idoso, uma vez que, o inconsciente não envelhece e o sintoma o atualiza. Critica-se a timidez da psicanálise em contraste ao aumento de idosos. E, enfatiza-se que as perdas, os efeitos no corpo e a redução de laços sociais pedem ajustes na clínica; como a inclusão de atividades em grupo e, atuação para além do setting analítico, notadamente hospitais, domicílios e instituições de longa permanência.

Palavras Chaves:
Idoso; Psicanálise; Saúde do Idoso; Velhice

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com