Aalam et al, 201823
|
Estados Unidos e Arábia Saudita |
Transversal |
Residentes de medicina de emergência |
PHEEM adaptado |
Três programas de medicina de emergência na Arábia saudita e três programas de medicina de emergência nos Estados Unidos |
Comparar o ambiente educacional entre os programas dos Estados Unidos e Arábia Saudita. |
219 |
• Estados Unidos: 118,7 |
A: 41,8(Estados Unidos) versus38,1 (Arábia Saudita) |
• Estados Unidos: sentir-se parte da equipe, instruções claras sobre treinamento, tempo protegido para estudo.// |
• Estados Unidos: alimentação durante plantão, acomodação durante plantão, oportunidade de continuar a acompanhar o paciente. |
Os programas dos Estados Unidos pontuam mais alto no geral. Os escores médios diferem nas escalas de autonomia e ensino, mas não na escala de suporte social. |
• Arábia Saudita: 109,9 |
E: 46,5(Estados Unidos) versus 43,1 (Arábia Saudita) |
• Arábia Saudita: tempo protegido para estudo, boa colaboração com outros médicos, sentir-se parte da equipe. |
• Arábia Saudita: alimentação durante plantão, oportunida de de continuar o acompanhamento do paciente, cultura de culpar o residente. |
Os programas dos Estados Unidos têm mais recursos, como salas de simulação e acesso a conferências e palestras. |
|
S: 30,5(Estados Unidos) versus 28,6 (Arábia Saudita) |
|
|
|
Ahmad et al., 202124
|
Paquistão |
Transversal |
Residentes de várias especialidades |
PHEEM adaptado |
Quatro hospitais terciários no Paquistão: três públicos e um privado |
Avaliar ambiente educacional nos hospitais de ensino da residência médica no Paquistão. |
195 |
• Hospitais públicos: 72,6(17,6) |
A:23,6 (16,2) E: 24,1(16,9) S:19,3(13,2) |
Sentir-se seguro no ambiente de trabalho, boa colaboração com a equipe de trabalho. |
Discriminação sexual, cultura de culpar o residente, falta de tempo para estudar. |
Nos hospitais privados, o ambiente educacional foi considerado pior que nos hospitais públicos. Há a necessidade de melhorar o ambiente educacional e especialmente erradicar a discriminação sexual. |
• Hospitais privados: 61,31(25,03) |
Akdeniz et al., 201125
|
Turquia |
Transversal |
Residentes de medicina de família |
PHEEM, MBI |
Departamento de Medicina de Família de universidades: 21 hospitais do Ministério da Saúde: 11 |
Avaliar ambiente educacional e burnout nos programas de medicina família. |
174 |
66,0(30,5) |
A: 26,4(9,4) |
Não relatado. |
Não relatado. |
Percepção de autonomia, ensino e suporte social abaixo da média, indicando necessidade de melhoria. Níveis de satisfação pessoal, despersonalização e exaustão emocional estavam dentro do padrão considerado normal. |
E: 25,7(10,9) |
S: 18,7(7,6) |
Aspegren et al., 200726
|
Dinamarca |
Transversal |
Residentes várias especialidades (medicina interna, neurologia, oncologia, pediatria, cirurgia, ortopedia, ginecologia e obstetrícia, e radiologia) |
PHEEM adaptado |
Residentes de vários departamentos e especialidades. |
Traduzir para o dinamarquês e validar o PHEEM no país. Utilizou uma versão reduzida do PHEEM. |
342 (159 seniors e 183 juniors) |
Não relatado. |
Não relatado. Avaliou a média por cada item do PHEEM. |
Informação sobre o programa, nível adequado de responsabilidades, sentir-se parte da equipe de trabalho. |
Ser chamado em momentos inadequados, falta de informação sobre horas de trabalho, alimentação durante os plantões. |
O questionário foi validado para uso na Dinamarca. |
Bari et al., 201827
|
Paquistão |
Transversal |
Residentes de pediatria, cirurgia pediátrica e diagnóstico em pediatria |
PHEEM |
Hospital Infantil de Lahore, no Paquistão |
Avaliar a percepção de residentes sobre o ambiente educacional e comparar a percepção entre as diferentes especialidades e anos de residência. |
160 |
88,16 (14,18) |
A: 29,27 (7,09) |
Nível de responsabilidade adequado, boas oportunidades de realizar procedimentos práticos e boa colaboração com outros médicos. |
Alimentação durante o plantão, carga horária de trabalho inadequada, falta de um contrato de horas de trabalho, falta de um manual informativo para os residentes. |
Não houve diferença significativa entre as especialidades e os diferentes anos de residência. A subescala de suporte social apresentou uma percepção mais negativa como um ambiente não agradável. |
E: 34,35 (9,66) |
S: 21,58 (6,59) |
Berrani et al., 2020 28
|
Marrocos |
Transversal |
Residentes de diversas especialidades: clínica médica, cirurgia, pediatria, anestesia, terapia intensiva, ginecologia e obstetrícia, e medicina laboratorial |
PHEEM adaptado |
Seis hospitais em Rabat (capital do Marrocos) |
Avaliar o ambiente educacional dos residentes em Marrocos e comparar as percepções dos residentes das diferentes especialidades. |
255 |
81,4 (21,8) |
A: 31,9 (8,3) |
Preceptores com boas habilidades de ensino, preceptores acessíveis, professores encorajam a autonomia do residente. |
Acomodação durante plantão, alimentação durante plantão, não se sentem seguros no hospital, discriminação sexual (relatada pela metade dos residentes) e racial, cultura de culpar. |
Instrumento válido e confiável. Os residentes da medicina laboratorial apresentaram valores do PHEEM mais elevados que os de outras especialidades, sobretudo do que os de cirurgia e ginecologia e obstetrícia. Os principais problemas são infraestrutura precária, qualidade inadequada da supervisão e ensino, e regulamentos de trabalho inadequados. |
E: 33,2 (10,1) |
S: 18,2 (21,8) |
Bigotte Vieira et al., 2016 29
|
Portugal |
Transversal |
Médicos residentes várias especialidades |
PHEEM modificado |
Residência médica de todas as especialidades e regiões de Portugal |
Avaliar a satisfação dos médicos com a residência de acordo com a especialidade e a região do país. |
3.456 |
91,7(24,2) |
Não relatado |
Ausência de discriminação sexual e racial, boa colaboração com outros médicos, oportunidade de participar de eventos educacionais. |
Falta de tempo protegido para estudo, falta de oportunidades de aconselhamento para situações de reprovação, falta de alojamento adequado durante plantão, pouco aconselhamento sobre carreira. |
PHEEM modificado incluindo questões sobre satisfação com a coordenação e orientador. Endocrinologia, cardiologia, anestesiologia, medicina de família e gastroenterologia foram as especialidades com maior satisfação. Maior satisfação dos residentes de Açores e Madeira. |
Binsaleh et al., 201530
|
Arábia Saudita |
Transversal |
Residentes de urologia |
PHEEM |
Residentes de urologia, vários níveis de treinamento, em várias regiões da Arábia Saudita e em diferentes setores do sistema de saúde. Apenas uma mulher. |
Investigar associações com nível de treinamento, regiões da Arábia Saudita e setores do sistema de saúde. |
38 |
77,7 (16,5) |
A: 26,18 (6,5) |
Ausência de racismo, sentir-se parte da equipe, oportunidade de participar de eventos educacionais, professores acessíveis. |
Alimentação durante o plantão, falta de protocolos clínicos e manuais informativo para os residentes, falta de contrato sobre horas de trabalho. |
Ambiente educacional menos que satisfatório. Diferenças entre os vários setores de saúde. Percepção não variou entre nível de treinamento e regiões do país. Necessário melhorar: protocolos clínicos, carga horária de trabalho, qualidade da supervisão, infraestrutura no ambiente hospitalar. |
E: 29,7 (7,7) |
S: 21,9 (4,3) |
BuAli et al., 2015 31
|
Arábia Saudita |
Transversal |
Residentes de pediatria |
PHEEM |
Seis hospitais de ensino da região leste da Arábia Saudita |
Avaliar o ambiente educacional da residência de pediatria em seis hospitais. |
104 (37 mulheres, 67 homens) |
100,19 (23,13) |
A: 34,91(7,83) |
Colaboração dos outros residentes, sentir-se parte da equipe, possibilidade de participar de eventos educacionais, oportunidade de realizar procedimentos práticos. |
Racismo, discriminação sexual, carga horária de trabalho, alimentação durante plantão, cultura de culpar, ter que realizar tarefas inadequadas e ser chamado em momentos inadequados. |
Não houve diferença significativa entre gênero e ano de treinamento. Observaram-se diferenças entre hospitais. Necessário melhoria no suporte social especialmente nas questões de discriminação racial e sexual. |
• Mulheres: 105,39 (22,16) |
E: 38,89(9,8) |
• Homens: 97,23 (23,48) |
S: 26,38(7,04) |
|
• Mulheres: A: 38,5 (7,98) |
E: 38,88 (8,14) |
S: 28 (7,69) |
• Homens: A:35,86 (7,75) |
E: 35,98 (10,75) |
S:25,38 (6,56) |
Chew et al., 20228
|
Singapura |
Longitudinal |
Residentes de psiquiatria |
PHEEM, OLBI |
Programa Nacional de Psiquiatria de Singapura |
Avaliar a relação entre burnout e ambiente educacional entre os residentes de psiquiatria a cada ano, durante cinco anos. |
93 |
• Inicial: 112,3(16,2) |
• Inicial: A: 39,2(5,8) |
Não relatado. |
Não relatado. |
A percepção do ambiente educacional basal foi inversamente proporcional ao status burnout. O escore do subdomínio ensino do PHEEM aumentou significativamente durante o tempo para todos os residentes independentemente do status burnout. |
• Após cinco anos: 120,3(14,0) |
E: 43,3(6,4) |
S: 29,6(5,1) |
• Após cinco anos: A: 42,0 (5,4) |
E: 47,0(4,8) |
S: 31,4(4,6) |
Clapham et al., 2007 32
|
Inglaterra e Escócia |
Transversal |
Residentes de terapia intensiva |
PHEEM |
Nove centros de treinamento em terapia intensiva, em hospitais da Inglaterra e da Escócia. |
Demonstrar a qualidade do ambiente de trabalho dos residentes. |
134 |
103,5 (19,1) |
A: 35,7 (7,03) |
Ausência de racismo ou sexismo, boa supervisão, colaboração de outros residentes, nível adequado de responsabilidade, sentir-se parte da equipe. |
Alimentação e acomodação durante o plantão, falta de manual informativo para residentes, falta oportunidade de aconselhamento para residentes reprovados |
Houve diferença significativa entre nível de treinamento e entre os centros. Não se relatou racismo ou discriminação sexual. Residentes satisfeitos com o ensino, o trabalho e o suporte social. |
E:38,8 (9,46) |
S: 28,43 (5,20) |
Ezomike et al., 2020 33
|
Nigéria |
Transversal |
Residentes de medicina interna, ginecologia, pediatria e cirurgia |
PHEEM |
Hospital Universitário da Nigéria |
Avaliar o ambiente educacional e determinar se existe diferença em subgrupos de residentes. |
160 |
85,82 (1,02) |
A: 29,27 (1,05) |
Colaboração de outros residentes, ausência de discriminação sexual, oportunidade de participar de eventos educacionais, nível adequado de responsabilidade. |
Alimentação durante o plantão, acomodação durante o plantão, falta de oportunidades de aconselhamento para residentes reprovados, carga horária de trabalho excessiva. |
A percepção do suporte social é que o ambiente não é agradável. Homens pontuaram mais que mulheres, e residentes de ginecologia e obstetrícia pontuaram mais que os de outras especialidades no escore total do PHEEM e nas categorias de ensino e suporte social. Houve diferença entre os níveis de treinamento no escore total e no subescore de autonomia |
E: 34,80 (0,98) |
S: 21,55 (1,03) |
Fisseha et al., 2021 34
|
Etiópia |
Transversal |
Residentes de medicina interna |
PHEEM |
Hospital Universitário na Etiópia |
Avaliar o ambiente educacional em um programa de residência de medicina interna da Etiópia. |
100 (80 homens) |
70,87 (19,8) |
A: 25,9 (7,1) |
Colaboração de outros residentes, ausência de racismo e discriminação sexual, sentir-se fisicamente seguro no ambiente hospitalar. |
Alimentação e acomodação durante os plantões, falta de manual e protocolos clínicos para os residentes, falta de feedback dos professores, falta de supervisão durante todo o tempo, carga horária excessiva. |
O escore total do PHEEM indica muitos problemas e necessidade de mudanças. Principais problemas a serem melhorados: trabalho excessivo, ensino inadequado, ambiente físico hospitalar inadequado e falta de recursos diagnósticos e terapêuticos. O escore foi maior para homens do que para mulheres. |
E: 27,1 (10,2) |
S: 17,9 (5,1) |
Flaherty et al., 2016 35
|
Irlanda |
Transversal |
Residentes de várias especialidades |
PHEEM |
Hospitais Universitários de Galway, na Irlanda |
Avaliar ambiente educacional entre os residentes de diferentes níveis de treinamento na Irlanda. |
61 |
82,88 (18,99) |
A: 27,83 |
Ausência de discriminação sexual e racial, sentir-se parte da equipe, colaboração de outros residentes, sentir-se fisicamente seguro no hospital. |
Carga horária excessiva, chamado em horários inapropriados, alimentação e acomodação deficientes durante o plantão, falta de tempo protegido para estudo, falta de feedback dos preceptores, cultura de culpar o residente. |
Identificadas deficiências em vários aspectos do ambiente educacional, incluindo necessidade de melhora no tempo protegido para estudo, feedback, oportunidade de aprendizado para médicos dos anos iniciais de treinamento. |
E: 31,19 |
S: 23,75 |
Galli et al., 201436
|
Argentina |
Transversal |
Residentes de cardiologia |
PHEEM |
31 hospitais (públicos e privados) da região de Buenos Aires |
Avaliar ambiente educacional na residência de cardiologia e comparar hospitais públicos e privados. |
148 |
Não relatado. |
Não relatado. |
Sentir-se parte da equipe, oportunidade de trabalhar em equipe, ausência de discriminação sexual e racial. |
Falta de tempo protegido para estudo, de um manual com instruções sobre o programa e de regras claras. |
Ambiente educacional mais positivo que negativo, mas com espaço para melhorar. Hospitais privados apresentaram melhores condições de ensino. |
González et al., 2022 37
|
Chile |
Transversal |
Residentes de 64 especialidades |
PHEEM |
15 universidades do Chile |
Avaliar ambiente educacional dos programas de residência de diferentes especialidades. |
1.259 |
100,5 |
A: 36,0 |
Não descreve. |
Falta de tempo protegido para estudo, cultura de culpar e falta de um manual de rotinas. |
As especialidades com maior pontuação no PHEEM foram: oftalmologia (116 ), dermatologia (113,5) e anatomia patológica (113). As especialidades com pontuação mais baixa foram: cirurgia geral (82), ginecologia e obstetrícia (88,5) e cardiologia (92). |
E: 38,0 |
S: 26,0 |
Gough et al., 201038
|
Austrália |
Transversal |
Residentes: R1, R2, R3 |
PHEEM |
Nove hospitais |
Testar aceitabilidade do PHEEM. |
429 |
110 |
Não relatado. |
Professores disponíveis, ambiente seguro e trabalho em equipe. |
Alimentação, durante plantão, falta de feedback, pouca orientação para carreira. |
• Oito hospitais: ambiente mais positivo que negativo. |
• Um hospital: ambiente excelente. |
Goulding et al., 201639
|
Reino Unido |
Transversal |
Residentes de dermatologia |
PHEEM modificado |
Hospitais de uma região do Reino Unido (West Midlands) |
Avaliar ambiente educacional na residência de dermatologia. |
19 |
96,5 / escore máximo de 152 |
A: 35,8/56 |
Possibilidade de participar de eventos educacionais, segurança no local de trabalho, professores com boas habilidades de ensino. |
Acomodação e alimentação durante os plantões, falta de feedback dos professores, poucas oportunidades de aconselhamento em caso de desempenho ruim. |
Foram excluídas questões sobre discriminação sexual e racial. |
E: 39,4/60 |
S: 21,3/36 |
Herrera et al., 2012 6
|
Chile |
transversal |
Residentes de várias especialidades (35 programas) |
PHEEM |
Várias especialidades clínicas e cirúrgicas, e pediatria |
Comparar escores por sexo, universidade, nacionalidade. |
318 |
105,09 (22,46) |
A: 36,54 (8,26) |
Baixa discriminação, bons preceptores, ambiente seguro. |
Falta tempo para estudo, pouco aconselhamento acadêmico, falta informação sobre horas trabalho. |
Não houve diferença sexo e universidade de origem. Estrangeiros avaliaram melhor o ambiente educacional do que os chilenos. |
E: 39,76 (10,11) |
S: 28,79 (5,98) |
Jalili et al., 2014 40
|
Irã |
transversal |
Residentes de medicina de emergência |
PHEEM |
Três programas de medicina de emergência |
Aplicabilidade da versão persa do questionário. |
89 |
Não avaliou média total |
Avaliou média por item. |
Contrato de horas trabalho, professores acessíveis, trabalho em equipe. |
Falta de manual informativo, acomodação nos plantões, orientação carreira. |
Versão persa com 37 questões e não 40. Método confiável para os programas de medicina de emergência. Sem diferenças entre sexos e nível de treinamento. |
Escore médio por item 2,24 (0,06) |
A: 2,4(0,58) |
E: 2,57(0,35) |
S: 2,21 (0,67) |
Karathanos et al., 201541
|
Grécia |
Transversal |
Residentes de várias especialidades |
PHEEM modificado |
Hospitais da Grécia ocidental |
Avaliar ambiente educacional nos hospitais em diferentes especialidades. |
731 |
Não descreve. |
Não descreve. |
Trabalho em equipe, professores acessíveis, estímulo para aprender sozinho |
Racismo e discriminação sexual, falta de feedback, falta de manual informativo, falta de suporte para residente com desempenho fraco. |
PHEEM modificado com a inclusão de mais dez perguntas fechadas e uma aberta. Os médicos residentes não estão satisfeitos com o ambiente educacional dos hospitais gregos. |
Khan et al., 2017 42
|
Paquistão |
Transversal |
Residentes de medicina interna, pediatria, ginecologia e obstetrícia, cirurgia geral |
PHEEM |
Hospital escola da cidade de Mirpur, no Paquistão |
Avaliar o ambiente educacional dos programas de residência médica. |
82 |
90,7(15,6) |
A: 30,2(5,9) |
Não descreve. |
Não descreve. |
Maiores pontuações nos subescores de ensino e autonomia. A especialidade com maior pontuação foi medicina interna, seguida por pediatria. |
E: 38,9(7,1) |
S: 21,6(5,8) |
Khoja, 2015 43
|
Arábia Saudita |
Transversal |
Residentes de medicina de família |
PHEEM |
Residentes de medicina de família de quatro centros |
Avaliar o ambiente educacional, diferenças entre sexo, nível de treinamento e centro hospitalar. |
91 |
67,1 (20,1) |
A: 24,2(7,1) |
Ambiente seguro, sem discriminação racial, professores encorajam independência. |
Acomodações e alimentação durante plantões, falta orientação para carreira, excesso carga horária. |
Pontuação geral muito baixa. Houve diferença entre os centros. Residentes mais adiantados têm maiores pontuações. Não houve diferença significativa entre sexos. |
E: 25,31(8,9) |
S: 17,59 (5,6) |
Koutso-giannou et al., 201544
|
Grécia |
Transversal |
Residentes de várias especialidades |
PHEEM |
Residentes de 83 hospitais e 41 prefeituras |
Validação do instrumento, versão grega com seis graduações de resposta. |
731 |
Não avaliado. |
Não avaliado. |
Ausência discriminação racial e sexual, boa colaboração entre médicos, professores acessíveis. |
Falta de orientação para carreira, falta de manual informativo para residentes, feedback deficiente. |
Versão grega é válida, confiável e sensível para avaliar ambiente educacional. |
Llera et al., 2014 45
|
Argentina |
Transversal |
Residentes de pediatria, clínica médica, medicina família, cardiologia, terapia intensiva |
PHEEM e MBI |
Residentes de cinco programas de residência médica |
Correlaciona ambiente educacional e burnout. |
92 |
106,8 (13,98) |
A: 36,57 (5,69) |
Não relatado. |
Não relatado. |
19,6% de burnout. Correlação negativa entre ambiente educacional e exaustão e despersonalização. Correlação positiva entre ambiente educacional e realização pessoal. Correlação entre burnout e subescore de autonomia do PHEEM. |
E: 39,79 (6,19) |
S: 30,48 (2,48) |
Mahen-dran et al., 201346
|
Singapura |
Transversal |
Residentes de psiquiatria |
PHEEM |
Dois modelos de residência: britânico e norte- americano |
Comparar o resultado do PHEEM nos dois modelos de residência. |
60 |
109,30 |
Piores escores na subescala de ensino |
Ausência de discriminação racial e sexual, tempo protegido estudo, ausência tarefas inadequadas. |
Falta de expectativas claras, falta habilidade ensino nos professores, poucas oportunidades aprendizado. |
Não houve diferença PHEEM entre os dois modelos de residência. Piores escores na subescala de ensino. |
Ong et al., 201947
|
Singapura |
Transversal |
Residentes de medicina interna |
PHEEM |
Programa de medicina interna |
Avaliar ambiente educacional, comparar resultados por sexo e nível de treinamento, e avaliar áreas para melhoria. |
136 |
112,2 (16,7) |
A: 38,5(6,18) |
Não existe discriminação racial e sexual, sentimento de pertencer à equipe, boa colaboração colegas trabalho. |
Carga horária excessiva, pouco contato com professores e falta de feedback, falta de alimentação adequada nos plantões. |
Não houve diferença entre sexos e nível de treinamento. |
E: 42,79 (6,49) |
S: 30,93(5,07) |
Papaefstathiou et al., 2019 48
|
Grécia |
Transversal |
Médicos residentes (cirurgia, medicina interna e laboratório) |
PHEEM versão grega, CBI, JSM |
Diversos hospitais da Grécia |
Avaliar a relação entre ambiente educacional e o estresse profissional com o desenvolvimento de burnout. |
269 |
46,26 (14,54) |
A: 42,09 (16,36) |
Não relatado. |
Não relatado. |
Pontuação diferente na versão grega do PHEEM (0-100): 0-25: muito negativo; 26-40: negativo;41-50: mais pontos negativos; 51-60: mais pontos positivos; 61-75: positivo;76-100: muito positivo Ambiente educacional tem mais pontos negativos do que positivos no total e nas três subescalas. O escore total PHEEM e das três subescalas se correlacionou negativamente com bournout (CBI). Correlação positiva entre nível de estresse e burnout e exaustão pessoal. |
Versão grega - pontuação diferente (41-50: mais pontos negativos). |
E: 46,8 (19,51) |
S: 49,59 (14,33) |
Versão grega - pontuação diferente (41-50: mais pontos negativos). |
|
Pinnock et al., 2009 49
|
Nova Zelândia |
Transversal |
Residentes de pediatria |
PHEEM |
Residentes de pediatria dos anos iniciais e avançados |
Avaliar o ambiente educacional da residência de pediatria na Nova Zelândia. |
53 |
Anos iniciais: 106,3(18,3) |
Anos iniciais |
Sentir-se parte da equipe, professores com boas habilidades de ensino e comunicação, ausência de racismo e discriminação racial, níveis adequados de responsabilidade. |
Acomodação durante o plantão, poucas oportunidades de aconselhamento para residentes com dificuldades, falta de manual informativo e de orientação. |
Os residentes de anos mais avançados avaliaram melhor o ambiente educacional do que os residentes dos anos iniciais. |
Anos avançados: 114,2(17,8) |
A: 37,4(6,3) |
E: 39,6(8,7) |
S: 29,4(5,7) |
Anos avançados A:39,5(5,7) |
E: 44,1(8,1) |
S: 30,5(5,5) |
Posada Uribe et al., 2021 50
|
Colômbia |
Transversal |
Residentes de especialidades clínicas e cirúrgicas |
PHEEM e WEMWBS |
Residentes de especialidades clínicas e cirúrgicas |
Determinar relação entre ambiente educacional e bem-estar |
131 |
107,96 (18,88) |
Não relatado. |
Não descrito. |
Não descrito. |
Correlação positiva entre ambiente educacional e avaliação de bem-estar por meio de duas escalas. |
Puranitee et al., 2019 51
|
Tailândia |
Trans versal |
Residentes de pediatria |
PHEEM, MSI e WRQoL |
Departamento de pediatria e um hospital em Bangkok |
Avaliar associação entre burnout e ambiente educacional e qualidade de vida associada ao trabalho. |
41 |
112,7 (11,2) |
Não descreve a média. |
Não descreve. |
Alimentação durante o plantão (cita como o item de mais baixa pontuação do PHEEM). |
Exaustão emocional e ambiente educacional se correlacionam com a qualidade de vida no trabalho. Correlação positiva entre ambiente educacional e qualidade de vida no ambiente de trabalho. Considera que o PHEEM pode não ser o instrumento adequado para avaliar o ambiente educacional na Tailândia. |
A: 88% - percepção positiva. |
E: 51% - mais pontos positivos que negativos, mas precisa de melhorias (pontuações entre 31 e 45). |
S: 85% - mais pontos positivos do que negativos. |
Sandhu et al., 2018 52
|
Paquistão |
Transversal |
Médicos residentes de diversas especialidades (clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e pediatria) |
PHEEM |
Hospital na cidade de Lahore, no Paquistão |
Determinar a qualidade do ambiente educacional dos residentes. |
87 |
90,49 (15,4) |
A: 30,16 (5,85) |
Nível adequado de responsabilidade, professores com excelente capacidade de comunicação e didática, colaboração de outros residentes, sentimento de equipe |
Não conformidade de carga horária (destaca como item de menor pontuação), alimentação durante o plantão, acomodação durante plantão, falta de tempo reservado para estudo. |
Maior pontuação do departamento de neurologia e menor pontuação na anestesiologia. 71,3% dos residentes classificaram o ambiente de trabalho como “mais positivo do que negativo, porém com possibilidade de melhorias”. |
E: 38,87 (7,03) |
S: 21,45 (5,75) |
Sheikh et al., 2017 53
|
Paquistão |
Transversal |
Médicos residentes |
PHEEM |
Um hospital público e seis hospitais privados em Karachi, Paquistão |
Avaliar o ambiente educacional dos programas de residência e identificar as diferenças entre setores públicos e privados de hospitais terciários. |
302 |
93,96 (20, 79) |
A: 32,83 (7,34) |
Boa colaboração de outros residentes, professores com boas habilidades de ensino, nível adequado de responsabilidade. |
Alimentação durante o plantão, acesso a documento com as competências esperadas para os residentes, chamado em momentos inapropriados. |
Escore total do PHEEM foi significativamente mais elevado nos hospitais privados do que nos públicos. Versão um pouco modificada para melhor atender a questões regionais, como carga horária apropriada (não há regulamentação nacional). |
E: 37,27 (9,43) |
S: 23,97(6,76) |
Shimizu et al., 2013 54
|
Japão |
Transversal |
Médicos residentes |
PHEEM e GM-ITE |
21 hospitais de ensino no Japão |
Avaliar a relação entre o ambiente educacional e o conhecimento médico dos residentes avaliado por um exame ao final da residência. |
206 |
57,6 (5,4) |
Não relatado. |
Não relatado. |
Não relatado. |
O conhecimento médico foi significativamente associado ao ambiente educacional dos hospitais. A presença de um departamento de medicina interna e a localização rural foram associadas a um maior escore. |
Vieira, 20087
|
Brasil |
Transversal |
Residentes de clínica médica, anestesiologia e cirurgia geral (HC) e de diversas especialidades (HGCR) |
PHEEM |
Hospital das clínicas de São Paulo e Hospital Governador Celso Ramos (Florianópolis) |
Validar uso de PHEEM traduzido para o português e avaliar a confiabilidade do seu uso. |
306 |
Não avaliado. |
A: 33,9 (8,6) |
Ausência de racismo e de discriminação sexual, nível adequado de responsabilidade, professores acessíveis, oportunidade de praticar procedimentos. |
Alimentação durante o plantão, não conformidade de carga horária, ausência de períodos específicos para estudo, falta de feedback dos professores, falta de cultura de não culpar. |
Destacou a importância de melhorias nos principais fatores relacionados com a percepção de ensino (feedback, período para estudo). O uso do PHEEM é confiável para avaliar ambiente educacional. Maior autonomia nos residentes de clínica médica. Maior pontuação na percepção de ensino nos residentes de anestesia. Percepção de suporte social semelhante nas três áreas. |
E: 35,0 (10) |
S: 26,6 (6,0) |
Waheed et al., 201955
|
Paquistão |
Transversal |
Residentes de ginecologia e obstetrícia |
PHEEM |
Todos os programas de residência de ginecologia e obstetrícia de Lahore (11 instituições - cinco privadas e seis públicas) |
Determinar a qualidade do ambiente educacional dos residentes de ginecologia e obstetrícia. |
368 (apenas quatro homens) |
63,68 (29,6) |
A: 23,94 (10,28) |
Sentem-se satisfeitos com trabalho, carga horária adequada, alimentação durante o plantão. |
Falta habilidades de comunicação dos professores, pouca colaboração dos demais residentes, falta supervisão clínica durante todo o tempo. |
A maioria dos residentes classificou o ambiente educacional como “com muitos problemas”, destacando a necessidade de melhorias. Maiores pontuações do PHEEM em residentes de hospitais públicos. |
E: 20,16 (11,9) |
S: 18,42 (8,04) |