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Escrevivências: possibilidades para uma educação antirracista

ESCREVIVÊCIAS: POSIBILIDADES DE UNA EDUCACIÓN ANTIRRACISTA

RESUMO

Neste estudo discutimos o conceito de escrevivência, cunhado por Conceição Evaristo, como possibilidade de prática pedagógica alinhada com as prerrogativas da Lei n.° 10.639/2003. Partimos da noção de assunção de si de Paulo Freire, da defesa de uma educação como prática da liberdade, de bell hooks e da escrevivência de Evaristo para pensarmos práticas educativas que considerem, de modo plural, as perspectivas de sujeitos historicamente marginalizados, com base em suas vivências múltiplas. Dessa forma, ouvimos como estudantes do Ensino Médio de uma escola pública do Distrito Federal percebem a dinâmica das relações raciais no ambiente escolar. Apoiados em suas vivências, os/as adolescentes sinalizaram modificações nas atividades e nas dinâmicas relacionais da escola quando se trata da temática racial, fomentando assim a potência da escrevivência como prática pedagógica que possibilita uma educação antirracista.

PALAVRAS-CHAVE
relações raciais; negritude; ensino médio; escrevivência

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