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Homens na docência da educação infantil: uma análise baseada na perspectiva das crianças

HOMBRES EN LA DOCENCIA DE LA EDUCACIÓN INFANTIL: UN ANÁLISIS DESDE LA PERSPECTIVA DE LOS NIÑOS

RESUMO

Neste artigo, analisam-se os modos como as crianças atribuem sentidos à presença de um professor homem na educação infantil. O quadro teórico-metodológico articula os novos estudos da infância e os estudos de gênero, servindo como base conceitual de uma etnografia realizada em uma instituição de educação infantil de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Participaram do estudo 25 crianças (sete meninas e 18 meninos), uma professora e um professor. Identificou-se que as relações vividas pelos docentes se baseavam em estereotipias de gênero. A professora, muitas vezes, atribuía parte de suas responsabilidades ao professor, baseando-se, para tanto, em representações da masculinidade hegemônica, fazendo com que as crianças se apropriassem desses significados. Conclui-se que não basta inserir homens na docência com crianças como forma de produzir uma política de equidade de gênero. Para se combaterem preconceitos baseados em diferenças de gênero, é preciso que todos/as se reconheçam como agentes de mudança.

PALAVRAS-CHAVE
homens; docência; masculinidade; educação infantil; crianças

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