Acessibilidade / Reportar erro

FATORES ASSOCIADOS AO DESEMPENHO ENTRE ALUNOS DE BAIXO STATUS SOCIOCULTURAL NO BRASIL, NO CHILE E NA ARGENTINA

RESUMO

Este artigo analisa as condições associadas às diferenças no desempenho acadêmico de alunos de baixo nível sociocultural. Os níveis de desempenho são estabelecidos a partir dos resultados na área de leitura dos testes do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes de 2018. As diferentes variáveis sobre a experiência educacional dos alunos são utilizadas para analisar as condições que estão ligadas às variações no desempenho dentro de um mesmo estrato social. A metodologia utilizada foi os “modelos lineares univariados”. Estes mostraram que alguns fatores estão associados de forma muito recorrente ao desempenho, embora a magnitude da associação e a forma como se combinam variam de um país a outro.

PALAVRAS-CHAVE
desempenho; status sociocultural; comparação; Cone Sul

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br