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“Pessoa com deficiência” e “pessoa sem deficiência” na escola para todos: um convite à suspensão

“PERSON WITH DISABILITY” AND “PERSON WITHOUT DISABILITY” IN THE SCHOOL FOR ALL: AN INVITATION TO SUSPEND

“PERSONA CON DISCAPACIDAD” Y “PERSONA SIN DISCAPACIDAD” EN LA ESCUELA PARA TODOS: UNA INVITACIÓN A LA SUSPENSIÓN

RESUMO

As expressões “pessoa com deficiência” e “pessoa sem deficiência” têm sido utilizadas na escola comum para identificar os alunos. Uma escola para todos é aquela que considera a diferença e a singularidade de cada estudante e que não recorre a categorias que os inferiorizam para representá-los. Consideramos o Atendimento Educacional Especializado essencial no estudo das situações inacessíveis que têm justificado a imposição da deficiência a alguns alunos. Propomos neste artigo o uso comprometido e consciente de documentos legais que categorizam os alunos que são público-alvo da Educação Especial, com o intuito de assegurar a cada um deles o direito à Educação. No entanto, sugerimos que a escola comum procure suspender as categorias quando planeja e desenvolve o trabalho educacional e pedagógico. Com isso haveria, ainda que momentaneamente, uma transferência da “deficiência” atribuída aos alunos às situações inacessíveis que os atingem.

PALAVRAS-CHAVE
inclusão escolar; escola para todos; deficiência; diferença; diversidade

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