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As políticas de avaliação da pesquisa e da pós-graduação nos Países Baixos: lições sobre autoavaliação e autonomia institucional

POLÍTICAS DE EVALUACIÓN DE LA INVESTIGACIÓN Y DEL POSGRADO EN LOS PAÍSES BAJOS: LECCIONES SOBRE AUTOEVALUACIÓN Y AUTONOMÍA INSTITUCIONAL

RESUMO

Este artigo apresenta os resultados de um estudo sobre o sistema de avaliação da pesquisa e da pós-graduação dos Países Baixos. As políticas implementadas ao longo das últimas quatro décadas consolidaram um sistema sui generis e estável de avaliação, contribuindo para fortalecer a liderança científica do país no cenário internacional. A experiência holandesa tem inspirado diversos países e suas lições também podem ser relevantes para a realidade brasileira. Nesse contexto, este estudo visou analisar as principais características do sistema holandês; compreender o papel da autoavaliação no sistema e apresentar uma experiência de autoavaliação desenvolvida por um notável centro de pesquisa da Universidade de Leiden. Com base nas lições apreendidas, concluímos apresentando alguns subsídios para o aprimoramento do sistema brasileiro de avaliação da pós-graduação.

PALAVRAS-CHAVE
políticas de avaliação; autoavaliação; autonomia institucional; Países Baixos

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