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Modelagem matemática, professor mediador-orientador e construtivismo: entrelaçamentos discursivos na constituição da figura docente

MODELADO MATEMÁTICO, PROFESOR MEDIADOR-TUTOR Y CONSTRUCTIVISMO: ENTRELAZAMIENTOS DISCURSIVOS EN LA CONSTITUCIÓN DE LA FIGURA DOCENTE

RESUMO

O objetivo deste artigo é discutir sobre algumas condições que possibilitaram a emergência do enunciado “o professor, ao desenvolver atividades de Modelagem, deixa de ser transmissor e passa a ser um mediador-orientador no processo de ensino” no campo da Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática. Utilizamos, como base teórico-metodológica, os conceitos de discurso, de enunciação e de enunciado advindos do pensamento de Michel Foucault. O material analítico do qual emergiu o enunciado citado abrange teses e dissertações defendidas no período de 1987 a 2016, as quais relatam, descrevem ou problematizam o desenvolvimento de atividades de Modelagem em sala de aula na educação básica. As análises evidenciaram que o discurso construtivista se consistiu não apenas em campo de possibilidade para a emergência do enunciado professor-mediador, mas também na cristalização dessa representação docente como uma verdade pedagógica no campo da Modelagem Matemática.

PALAVRAS-CHAVE
modelagem matemática; ensino de matemática; professor mediador-orientador; construtivismo; discurso; enunciado

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