Acessibilidade / Reportar erro

Professor, eu sei que vou para o inferno! O mal-estar diante da tensão entre a moralidade dominante e a marginal em duas escolas da periferia paulistana

PROFESOR, ¡SÉ QUE VOY A IR AL INFIERNO! EL MALESTAR POR LA TENSIÓN ENTRE LA MORAL DOMINANTE Y LA MARGINAL EN DOS ESCUELAS DE LA PERIFERIA DE SÃO PAULO

RESUMO

Este artigo tem como objeto o relatório final do projeto O ancestral e o contemporâneo nas escolas: reconhecimento e afirmação de histórias e culturas afro-brasileiras, que foi desenvolvido pelo grupo de pesquisa Multiculturalismo e Educação (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) em duas escolas municipais da periferia paulistana, nos anos de 2016 e 2017. A estratégia de docência compartilhada levou os professores locais e os estudantes a desfrutarem de experiências estéticas e artísticas enraizadas na ancestralidade africana e em seus desdobramentos na cultura das periferias paulistanas: o hip-hop, o funk, a capoeira, o rap, o grafite, entre outras. Os relatos demonstraram que esses elementos, embora interseccionados em meio ao campo de interesse dos adolescentes e jovens, encontram-se ausentes das salas de aula por serem motivadores de um mal-estar, potencializado pela tensão entre uma moralidade dominante e uma marginal que irrompe das expressões artísticas trabalhadas, essencialmente críticas e disruptivas.

PALAVRAS-CHAVE
mal-estar; tensão; moralidade; ancestralidade africana; escola

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br