Acessibilidade / Reportar erro

Identidade negra/quilombola: diálogos intergeracionais de autoafirmação em uma comunidade do sertão nordestino1 1 Apoio: Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Agradecimentos: às lideranças da comunidade quilombola Serra das Viúvas, Alagoas; à graduanda Lisa Victória Lopes Gonzaga de Souza, em nome de toda a equipe do Grupo de Leitura em Estudos da Infância (GLEI), subgrupo do Núcleo de Estudos, Extensão e Pesquisa em Diversidade e Educação do Sertão Alagoano (NUDES), da UFAL.

IDENTIDAD NEGRA/AFRODESCENDIENTE (QUILOMBOLA): DIALOGOS INTERGENERACIONALES DE AUTOAFIRMACIÓN EN UNA COMUNIDAD DEL SERTÃO DE NORESTE DE BRASIL

RESUMO

Este trabalho registra pesquisa realizada com crianças, pré-adolescentes e idosos quilombolas, voltando-se à seguinte temática: processos de construção e autoafirmação das identidades negra e quilombola. O objetivo foi conhecer alguns elementos raciais e culturais evocados por esses indivíduos, ressaltando as relações entre identidade racial e identidade quilombola, a fim de compreender como tais construções sociais se relacionam e como são manejadas por sujeitos de diferentes gerações. A pesquisa foi realizada na comunidade quilombola Serra das Viúvas (Alagoas). Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, com realização de oficinas inspiradas nos grupos focais. Participaram dois idosos e 37 crianças e pré-adolescentes. Os resultados demonstraram elementos geracionais da autoafirmação racial, bem como do ser quilombola, apresentados diferentemente pelos/as participantes mais velhos/as e mais jovens.

PALAVRAS-CHAVE
identidade negra; identidade quilombola; geração; branqueamento

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br