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Alfabetização baseada em evidências: a defesa da cientificidade como conveniente para naturalizar o inconveniente?

EVIDENCE-BASED LITERACY: THE DEFENSE OF SCIENTIFICITY AS CONVENIENT FOR NATURALIZING THE INCONVENIENT?

ALFABETIZACIÓN BASADA EN LA EVIDENCIA: ¿LA DEFENSA DE LA CIENTIFICIDAD COMO CONVENIENTE PARA NATURALIZAR LO INCONVENIENTE?

RESUMO

O artigo focaliza a recente revitalização, no campo da alfabetização, do método fônico e busca elucidar analiticamente os fundamentos da proposta do método, divulgado como “baseado em evidências”. Assentando-se sob o materialismo histórico e dialético, explicita-se o projeto de sociedade para o qual uma metodologia de ensino pautada na ciência moderna reaparece como a que mais adequadamente atende aos preceitos do produtivismo, destituindo-se do campo da alfabetização a necessária formação docente e discente por meio dos conhecimentos mais elaborados pela humanidade. Propõe-se, por fim, que também o percurso dos anos iniciais de escolarização deve ser espaço de escolhas e elaborações do coletivo de professores a partir da assunção de um posicionamento político, o qual está vinculado às duas visões sociais de mundo possíveis neste momento histórico, uma aliada à manutenção das relações sociais vigentes e a outra, à transformação delas.

PALAVRAS-CHAVE
alfabetização; ciência e educação; formação humana; projeto de sociedade

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