Acessibilidade / Reportar erro

Percepções de estudantes do ensino superior sobre o feedback docente e desempenho acadêmico1 1 Este artigo insere-se no âmbito de doutoramento em curso da primeira autora e é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) por meio de bolsa individual, com a referência SFRH/BD/143275/2019.

STUDENTS’ PERCEPTIONS ABOUT PROFESSORS FEEDBACK AND ACADEMIC ACHIEVEMENT

PERCEPCIONES DE LOS ESTUDIANTES DE EDUCACIÓN SUPERIOR SOBRE EL FEEDBACK Y EL DESEMPEÑO ACADÉMICO

RESUMO

Na literatura, o feedback docente surge como uma ferramenta necessária à aprendizagem. No entanto, a percepção é a de que o feedback que o estudante constrói interfere em sua eficácia. Esta investigação foca-se na visão de estudantes do ensino superior sobre o feedback docente e no consequente impacto sobre o desempenho acadêmico. Para tal, aplicou-se um questionário on-line, baseado em duas escalas de percepção de feedback docente, a 773 estudantes de licenciatura de Institutos Federais. Os resultados revelaram qualidades psicométricas aceitáveis do instrumento. Verificou-se, ainda, que, quanto maior a utilização de práticas eficazes de feedback docente, maior a valorização deste por parte dos estudantes e melhor o desempenho acadêmico. Ao encontro da literatura, constatou-se que os discentes tendem a reconhecer como útil o feedback que se apresenta na forma de uma crítica construtiva, específica e que se afasta das simples classificações.

PALAVRAS-CHAVE
ensino superior; feedback docente; estudantes de ensino superior; desempenho acadêmico

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br