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A relação educativa na creche como forma de parentalidade positiva: contributos de uma etnografia em creches de Portugal

LA RELACIÓN EDUCATIVA EN LA GUARDERÍA COMO FORMA DE PARENTALIDAD POSITIVA: APORTES DE UNA ETNOGRAFÍA POR GUARDERÍAS DE PORTUGAL

RESUMO

O artigo baseia-se numa observação etnográfica exploratória em quatro creches acolhendo crianças dos 3 meses aos 3 anos na cidade do Porto, em Portugal. O roteiro da observação etnográfica e da escrita foram os princípios da parentalidade positiva. Sendo psiquiatras, preocupados com a transmissão intergeracional dos transtornos que afetam a saúde mental a partir da infância, focamo-nos nas interações dos adultos com as crianças - educadoras de infância e auxiliares de educação. O objetivo foi alargar o âmbito da parentalidade positiva e evidenciar a importância dos seus princípios na relação entre profissionais de educação e crianças pequenas na creche. Salientam-se, como principais resultados, que os princípios da parentalidade positiva - conhecer, proteger e dialogar com a criança - estão, de uma maneira geral, presentes nas creches, ainda que não explicitados, e apresentam variâncias segundo o ambiente educativo de cada instituição, o qual é permeável ao meio social de origem das crianças.

PALAVRAS-CHAVE
parentalidade positiva; creches; prevenção primária; transtornos intergeracionais

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