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Currículo e formação em pedagogia: o que dizem estudantes sobre os paradoxos que marcam o trabalho com relações de gênero e sexualidades?

CURRICULUM AND TRAINING IN PEDAGOGY: WHAT DO STUDENTS SAY ABOUT THE PARADOXES THAT MARK THE WORK WITH GENDER RELATIONS AND SEXUALITIES?

CURRICULUM Y EDUCACIÓN EN PEDAGOGÍA: ¿QUÉ DICEN LOS ESTUDIANTES SOBRE LAS PARADOJAS QUE MARCAN EL TRABAJO CON LAS RELACIONES DE GÉNERO Y LAS SEXUALIDADES?

RESUMO

O artigo apresenta discussões elaboradas a partir de uma pesquisa mais abrangente interessada nas relações entre formação docente, currículo, cultura visual e educação. Para este artigo, escolhemos como recorte as ausências e presenças das abordagens das relações de gênero e sexualidades na formação docente e no currículo da pedagogia de uma universidade pública federal, a partir das respostas de estudantes desse curso a um questionário qualitativo. A perspectiva teórico-metodológica que orienta nossas análises é a perspectiva foucaultiana que toma a problematização como uma forma de fazer pesquisa. O procedimento metodológico foi a aplicação de um questionário. Assim, a partir das respostas das estudantes, tomando como foco de análise a presença, a utilização e os efeitos na trajetória de formação e na problematização de seus processos de subjetivação no que diz respeito ao gênero e sexualidade, constatou-se um aspecto paradoxal no trato com as questões de gênero e sexualidade.

PALAVRAS-CHAVE:
gênero; sexualidade; formação docente; pedagogia; currículo

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