RESUMO
Objetivo:
O presente trabalho se propôs a verificar se o gerenciamento do lucro tributável por meio de práticas de agressividade tributária gera um impacto negativo na acurácia das previsões dos analistas de mercado.
Originalidade/valor:
A contribuição central deste estudo é a de relacionar a agressividade tributária com maiores erros nas previsões dos analistas. Com isso, a relevância deste estudo está em evidenciar que essa prática pode levar a uma maior percepção dos riscos das companhias e maior assimetria informacional, além de influenciar os preços das ações e acarretar menor acurácia dos analistas.
Design/metodologia/abordagem:
Esta pesquisa foi desenvolvida a partir de modelos de regressões com dados em painel com efeitos aleatórios. Também foram utilizados estimadores baseados em variáveis instrumentais com a aplicação do teste de Jensen para verificação da validade da estimação pelo método de momentos generalizado (generalized method of moments – GMM). Os dados foram tratados com a técnica de winsorização ao nível de 1%.
Resultados:
A partir de uma amostra composta por empresas listadas na B3 entre 2010 e 2017 (com um total de 2.805 observações válidas), os resultados mostraram que as empresas que apresentam maior agressividade tributária estão sujeitas a um maior erro de previsão dos analistas. Assim, infere-se que, para as empresas mais agressivas, o grau de previsibilidade dos analistas diminui. Com essa queda na qualidade da previsão dos analistas, os usuários de suas previsões e relatórios tornam-se mais vulneráveis à assimetria informacional.
PALAVRAS-CHAVE:
agressividade tributária; previsão de analistas; gerenciamento de resultados; acurácia; viés