Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração de Empresas, Volume: 59, Número: 4, Publicado: 2019
  • PARA COMEMORAR: NOVO FATOR DE IMPACTO DA RAE Editorial

    Tonelli, Maria José
  • MODELO DE PRECIFICAÇÃO CONDICIONAL COM HETEROSCEDASTICIDADE: AVALIAÇÃO DE FUNDOS BRASILEIROS Articles

    COSTA, LEANDRO SANTOS DA; BLANK, FRANCES FISCHBERG; OLIVEIRA, FERNANDO LUIZ CYRINO; VILLALOBOS, CRISTIAN ENRIQUE MUÑOZ

    Resumo em Português:

    RESUMO Os resultados empíricos na literatura demonstram que a versão condicional do Modelo de Precificação de Ativos Financeiros (CAPM), particularmente no que se refere ao modelo na forma em espaço de estado, no qual o beta é estimado pelo filtro de Kalman, possui maior poder explicativo do que a sua versão incondicional. A maioria das análises empíricas na literatura baseia-se em portfólios de ações para explicar anomalias financeiras, porém poucos estudos propõem-se a melhorar a avaliação de desempenho de fundos de investimento. A principal contribuição deste artigo consiste em avaliar fundos de investimento brasileiros por meio de medidas tradicionais estimadas a partir do CAPM na forma em espaço de estado com erros heteroscedásticos e homoscedásticos e comparar seus resultados com modelos alternativos, tais como o CAPM incondicional e o modelo de quatro fatores. Utilizando uma amostra de fundos de ações, os resultados indicam que o modelo CAPM condicional produz melhores resultados do que os modelos alternativos, proporcionando melhores práticas de avaliação de desempenho em relação às habilidades de stock-picking e market-timing.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Los resultados empíricos en la literatura revelan que la versión condicional del CAPM, particularmente con respecto al modelo en forma de espacio de estado, en el cual se estima beta mediante el filtro de Kalman, posee mayor poder explicativo que su versión incondicional. La mayoría de los análisis empíricos se basan en carteras de valores para explicar anomalías financieras, pero pocos estudios proponen mejorar el rendimiento de los fondos de inversión. La principal contribución de este estudio a la literatura es que lleva a cabo la evaluación de fondos de inversión a través de medidas condicionales generadas a partir del CAPM en forma espacio-estado con errores heteroscedásticos y homoscedásticos y que compara sus resultados con modelos alternativos, tales como CAPM incondicional, modelo de cuatro factores. Utilizando una muestra de fondos de acciones, los resultados indican que el modelo CAPM condicional produce mejores resultados que los modelos alternativos, proporcionando mejores prácticas de evaluación de desempeño en relación con las habilidades de stock-picking y market-timing.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Empirical studies have revealed that the conditional Capital Asset Pricing Model (CAPM) has a higher explanatory power than its unconditional version, particularly for the model in state-space form where the beta is estimated using Kalman filter. Most empirical analyses are based on stock portfolios to explain financial anomalies, but only a few studies proposed improving investment fund performance. The main contribution of this study is the assessment of Brazilian investment funds through traditional measures estimated from the CAPM model in state-space form with heteroscedastic and homoscedastic errors compared to alternative models, such as the unconditional CAPM and a four-factor model. Using a sample of stock funds from May 2005-April 2015, the results indicate that the conditional CAPM model produces better results than the alternative models, providing better performance evaluation practices for funds in both stock-picking and market-timing ability.
  • CONFIGURAÇÕES DE ECOSSISTEMAS DE EMPREENDEDORISMO INTENSIVO EM CONHECIMENTO Articles

    ALVES, ANDRE CHERUBINI; FISCHER, BRUNO; VONORTAS, NICHOLAS SPYRIDON; QUEIROZ, SÉRGIO ROBLES REIS DE

    Resumo em Português:

    RESUMO O discurso dominante sobre os ecossistemas de empreendedorismo (EE) enfatiza o perfil de algumas localidades com histórico reconhecido de sucesso. Isso tem dificultado uma compreensão mais profunda dos mecanismos econômicos que moldam as tendências evolutivas na atividade empreendedora e como elas operam em lugares distintos. Nós propomos que esses ecossistemas possuem regularidades, mas elas também podem assumir diferentes configurações. Por meio de técnicas de fuzzy-set Qualitative Comparative Analysis (QCA), abordamos essa questão com dados do estado de São Paulo. Esta pesquisa se concentra em cinco dimensões dos ecossistemas de empreendedorismo: ciência e tecnologia, capital humano, dinâmica de mercado, dinâmica dos negócios e infraestrutura. Os resultados apontam para a natureza relativamente heterogênea dos ecossistemas. Não obstante, as universidades de pesquisa, a intensidade de empregos intensivos em conhecimento e a disponibilidade de crédito se apresentam como condições fundamentais. A proximidade ao principal centro econômico aparece como um diferencial importante entre os ecossistemas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El discurso dominante respecto a los Ecosistemas de emprendimiento (EE) pone énfasis en el perfil de algunas localidades con reconocido historial de éxito. Esto ha dificultado una comprensión más profunda de los mecanismos económicos que moldean las tendencias evolutivas en la actividad emprendedora y cómo ellas operan en lugares distintos. Partimos de la proposición de que estos ecosistemas tienen regularidades, pero también pueden asumir diferentes configuraciones. A través de técnicas de fuzzy-set Qualitative Comparative Analysis, abordamos el caso del Estado de São Paulo, Brasil, enfocando cinco dimensiones de los Ecosistemas de emprendimiento: Ciencia y Tecnología, Capital Humano, Dinámica de Mercado, Dinámica de Negocios e Infraestructura. Los resultados apuntan a la naturaleza relativamente heterogénea de los ecosistemas. No obstante, las universidades de investigación, la intensidad de empleos intensivos en conocimiento y la disponibilidad de crédito son condiciones fundamentales. La proximidad del principal centro económico representa un aspecto diferencial importante entre los ecosistemas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The dominant discourse on Entrepreneurial Ecosystems (EE) remains focused on the profile of a handful of successful locations. This has hindered a deeper comprehension of the economic mechanisms that shape evolutionary trends in entrepreneurial activity and how they operate in distinct places. We propose that EE have regularities, but they can also assume different configurations, i.e., varying combinations of influential dimensions. Through fuzzy set qualitative comparative analysis, we address this issue with data from the State of São Paulo, Brazil. This research focuses on five EE dimensions: Science & Technology, Human Capital, Market Dynamics, Business Dynamics, and Infrastructure. Findings point at the heterogeneous nature of EE distributed in three different paths. While configurations’ vary in terms of causal conditions, research universities, knowledge-intensive jobs and wider credit operations are core-causal conditions. Proximity to the main economic hub appears as a key differentiator among ecosystems.
  • MARKETING BUSINESS-TO-BUSINESS: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA DE 2008 A 2018 Artigos

    CODA, RENATO CALHAU; CASTRO, GUSTAVO HENRIQUE CARVALHO DE

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo apresenta uma revisão da literatura brasileira sobre o marketing business-to-business (B2B) de 2008 a 2018. O método utilizado envolveu seleção do tópico de revisão, pesquisa na literatura, coleta, leitura e análise das publicações científicas de periódicos de nível maior ou igual a B2. Teoricamente, o B2B associou-se a seis temas: inovação, jornada do cliente e valor do relacionamento, análise de dados, aproveitamento de tecnologia, integração entre Marketing e Finanças e ecossistemas de mercados. No aspecto metodológico, predominaram pesquisas quantitativas, utilização de survey, cortes temporais transversais, uso de amostras não probabilísticas e coleta de dados via questionários/escalas. Empiricamente, as pesquisas se concentraram na jornada do cliente e valor do relacionamento. O estudo contribui ao evidenciar possibilidades de pesquisa e ao realizar um paralelo entre a produção brasileira e a internacional, a fim de traçar um panorama futuro para o estudo do marketing B2B.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo presenta una revisión de la literatura brasileña sobre el marketing business-to-business (B2B) de 2008 hasta 2018. La revisión abarcó selección del tema, investigación en la literatura, recopilación, lectura y análisis de las publicaciones científicas de periódicos de nivel superior o igual a B2. Teóricamente, el B2B se asoció a seis temas: innovación, jornada del cliente y valor de la relación, análisis de datos, aprovechamiento de tecnología, integración entre Marketing y Finanzas, y ecosistemas de mercados. Metodológicamente, predominaron las investigaciones cuantitativas, surveys, estudios transversales, muestras no probabilísticas y recopilación de datos a través de cuestionarios y escalas. Empíricamente las investigaciones se concentraron en la jornada del cliente y el valor de la relación. El estudio contribuye por evidenciar posibilidades de investigación, así como por realizar un paralelo entre la producción brasileña y la internacional, a fin de trazar un panorama futuro para el estudio del marketing B2B.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study presents a literature review on Brazilian business-to-business (B2B) marketing from 2008 to 2018. The methods used included review topic selection, literature search, data collection and reading, and analysis of scientific periodical publications of a level greater than or equal to B2. Theoretically, B2B marketing has been associated with six themes: innovation, customer journey and relationship value, data analytics, harnessing technology, marketing/ finance interface & revenue growth, and industry context/ecosystem. In terms of methodology, quantitative research, survey utilization, cross-sections cuts, non-probability sampling, and use of questionnaire scales for data gathering have prevailed in this field. It was found that empirical research has mainly focused on customer journey and relationship value. This study contributes to existing literature by providing several future research possibilities; in addition, it draws a parallel between Brazilian and international scientific production on the topic to suggest an overview of future B2B marketing research.
  • EVIDENCIAÇÃO VOLUNTÁRIA: ANÁLISE EMPÍRICA SOBRE O TOM USADO EM AUDIOCONFERÊNCIAS Artigos

    FERREIRA, FELIPE RAMOS; FIOROT, DIEGO CAMPANA; MOTOKI, FABIO YOSHIO SUGURI; MOREIRA, NADIA CARDOSO

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo desta pesquisa é realizar duas análises relacionadas à compreensão dos efeitos de uma evidenciação voluntária. Primeiro, analisar se o desempenho da empresa apresenta relação com o tom verbal da divulgação voluntária de uma audioconferência. Segundo, analisar se o tom verbal de divulgações voluntárias está relacionado com os resultados de empresas brasileiras no tempo futuro. Para aferição do tom verbal, foi realizada uma análise de conteúdo computadorizada sobre os arquivos transcritos referentes às audioconferências de empresas brasileiras com American Depositary Receipts (ADRs) no mercado americano entre os anos de 2002 e 2016. Para o cálculo do tom do gestor, foi utilizado o dicionário de Loughran e McDonald (2011), em inglês e uma versão adaptada para português. As evidências encontradas sugerem uma relação positiva entre o tom verbal utilizado pelos gestores durante as ligações de audioconferênciase o desempenho atual e futuro da empresa.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El objetivo de esta investigación es realizar dos análisis relacionados con la comprensión de los efectos de una divulgación voluntaria. Primero, analizar si el desempeño de la empresa presenta relación con el tono verbal de la divulgación voluntaria de una conferencia telefónica. Segundo, analizar si el tono verbal de divulgaciones voluntarias está relacionado con los resultados de empresas brasileñas en el futuro. Para la medición del tono verbal se realizó un análisis de contenido computarizado sobre los archivos transcritos referentes a las conferencias telefónicas de empresas brasileñas con American Depositary Receipts (ADR) en el mercado americano entre los años 2002 y 2016. Para el cálculo del tono del gestor se utilizó el diccionario de Loughran & McDonald (2011), en inglés y una versión adaptada al portugués. Las evidencias encontradas sugieren una relación positiva entre el tono verbal utilizado por los gestores durante las llamadas de conferencia y el desempeño actual y futuro de la empresa.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The study aims to perform the following two analyses for understanding the effect of a voluntary disclosure: 1) whether a company’s performance is related to its voluntary disclosure in a conference call; and 2) whether the voluntary information is related to the future results of Brazilian companies. The tone of Brazilian firms with American Depositary Receipts (ADRs) (American Depositary Receipts) in the US market was measured between 2002 and 2016. The tone of managers was calculated in English using the original dictionary proposed by Loughran and McDonald (2011), as well as an adapted version in Portuguese. The findings suggest a positive relation between the tone used by managers during conference call and firms’ current and future performance.
  • DESAFIOS ATUAIS E CAMINHOS PROMISSORES PARA A PESQUISA EM EMPREENDEDORISMO Perspectivas

    LOPES, ROSE MARY ALMEIDA; LIMA, EDMILSON
  • EVOLUÇÃO E TENDÊNCIAS DA AGENDA DE PESQUISA INTERNACIONAL EM INOVAÇÃO Perspectivas

    MARTINS, BIBIANA VOLKMER; FACCIN, KADÍGIA; MOTTA, GUSTAVO DA SILVA; BERNARDES, ROBERTO; BALESTRIN, ALSONES
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br