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Revista de Administração Contemporânea, Volume: 28, Número: 1, Publicado: 2024
  • Implicações da Colonização Acadêmica nos Periódicos Científicos Brasileiros em Administração Editorial

    Bispo, Marcelo de Souza

    Resumo em Português:

    RESUMO O meu objetivo neste editorial é apresentar uma reflexão sobre as implicações da colonização nos periódicos científicos brasileiros em administração. A contribuição do debate está em evidenciar como a adoção da lógica de publicação e avaliação de periódicos dos países centrais do Norte Global gera distorções no sistema brasileiro que subestimam o potencial das revistas brasileiras em administração e atrapalham a formação de pesquisadores no país.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT My aim in this editorial is to reflect on the implications of colonization on Brazilian scientific journals in the field of administration. The contribution to the debate highlights how the adoption of publishing and evaluation standards from central countries in the Global North creates distortions in the Brazilian system, underestimating the potential of Brazilian administration journals and hindering the development of researchers in the country.
  • A Liderança Vai Embora, e Agora? Mudança Organizacional em um Parque Tecnológico Caso Para Ensino

    Costa, Isabel de Sá Affonso da; Tavares, Elaine Maria

    Resumo em Português:

    RESUMO Este caso para ensino descreve o processo de mudança organizacional do Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro - PTEC-UFRJ, organização que desempenha papel fundamental no ecossistema de inovação da universidade e do estado em que se localiza. A mudança vem sendo implantada desde 2019 com base na visão de uma liderança que entende que a sustentabilidade econômica do Parque depende de redirecionamento estratégico e transformação das atitudes e comportamentos dos colaboradores, além de revisões nas configurações internas de processos e responsabilidades. No entanto, o PTEC-UFRJ apresenta a particularidade de ter sua liderança escolhida pela Reitoria da UFRJ. Nesse contexto, iniciativas gerenciais adequadas para sustentação e continuidade das mudanças são aspectos fundamentais para assegurar as conquistas alcançadas. O caso relata as decisões e ações que o diretor executivo do PTEC-UFRJ tomou no sentido de orientar a mudança estratégica no Parque, frente aos desafios enfrentados. Tendo em vista os resultados e objetivos já atingidos, o mais relevante é discutir as perspectivas futuras, o papel da liderança e as políticas e práticas organizacionais que garantam a sustentação da mudança.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This teaching case describes the organizational change process of the Federal University of Rio de Janeiro Science Park (PTEC-UFRJ), an organization that plays a leading role in the innovation ecosystem of both the university and its surrounding state. The change process began in 2019, rooted on the leadership’s view that the Park’s economic sustainability depends on strategic redirection and transformation of employees’ attitudes and behavior, along with the redesign of PTEC-UFRJ’s internal processes. However, PTEC-UFRJ has the peculiarity of having its leadership appointed by the University Dean’s Office. In this context, management initiatives directed to supporting the change process are fundamental to secure its achievements and ensure its continuity. The case describes the decisions and actions took by PTEC-UFRJ’s executive director in order to guide the strategic change in the Park and the challenges faced. In view of the results and objectives already achieved, the most important point is to discuss PTEC-UFRJ’s future perspectives, the role of leadership and organizational policies, and practices that guarantee the sustainability of the organizational change
  • Golfe como Inovação no Ensino de Finanças: Relato de uma Experiência Pioneira Artigo Teórico-Empírico

    Mendes-da-Silva, Wesley

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: analisar a possibilidade do emprego do golfe como metáfora para o ensino de finanças. Este estudo relata uma experiência piloto de ensino de finanças com o emprego da prática do golfe como metáfora. O golfe pode ser um meio para promover o engajamento de estudantes de finanças. Marco teórico: teoria normativa e positiva da decisão econômica. A prática esportiva pode ser um meio de engajar estudantes em programas de ensino de finanças. O golfe, em especial, pode desempenhar esse papel, além de constituir uma poderosa ferramenta de construção e manutenção de redes sociais relevantes ao profissional de alto nível. Métodos: trinta estudantes, em nível de graduação, voluntariamente inscritos participaram do programa piloto de ensino ao longo de cinco dias, com sessões (em campo) de fundamentos do golfe e de decisões financeiras, buscando sinergias entre esses dois domínios. Constata-se o interesse elevado dos participantes tanto nas sessões de prática esportiva como nas atividades de finanças. Resultados: os resultados sugerem que erros psicológicos comuns ao golfe e ao comportamento financeiro, e.g., excesso de otimismo, excesso de confiança e julgamentos emocionais, podem ser diagnosticados e endereçados por meio da prática esportiva. Em adição, a autoavaliação realizada pelos participantes sugere a possibilidade de que o programa possa induzir comportamentos alinhados com o ambiente corporativo. Conclusões: em que pese a contribuição do golfe para o ensino de disciplinas da área de negócios, ele ainda é ausente dos currículos formais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective to analyze the possibility of using golf as a metaphor for teaching finance. Study reports on a pilot experience of teaching finance using golf as a metaphor.Golf can be a means of promoting the engagement of finance students. Theoretical framework: a normative and positive economic decision theory is used as a framework. Sports can be a means of engaging students in finance education programs. Golf, in particular, can fulfill this role and serve as a powerful tool for building and maintaining social networks relevant to high-level professionals. Methods: thirty undergraduate students voluntarily participated in a pilot teaching program over five days. The program included sessions (in the field) on the fundamentals of golf and financial decisions, and students looked for synergies between these two domains. Participants showed a high level of interest in both the sports practice sessions and the finance activities. Results: the results suggest that psychological errors common to golf and financial behavior-for example, overoptimism, overconfidence, and emotional judgments-can be diagnosed and addressed through sports practice. In addition, the participants’ self-assessment indicates the possibility that the program can induce behaviors in line with the corporate environment. Conclusions: Despite golf’s contribution to the teaching of business subjects, it is still absent from formal curricula.
  • Pesquisa em TIC para Desenvolvimento: O Patinho Feio da Comunidade Acadêmica Brasileira em Gestão Provocations

    Joia, Luiz Antonio

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: quase 50% da população dos países em desenvolvimento sofre de pobreza extrema, enfrentando questões como acesso inadequado a água potável, habitações precárias e educação de má qualidade. Consequentemente, surgiu um debate sobre o potencial da TIC para melhorar as condições socioeconômicas prevalecentes em nações empobrecidas. Essa discussão deu origem a um campo florescente de investigação conhecido como TIC para o desenvolvimento (ICT4D). No entanto, a maioria dos acadêmicos da área de ICT4D não vem de países em desenvolvimento, nem residem nessas regiões - as principais beneficiárias das iniciativas de ITC4D. Este é o caso do Brasil, um país caracterizado por disparidades socioeconômicas significativas, onde esse campo de estudo tem despertado pouco interesse na comunidade acadêmica e, assim, permanece largamente subinvestigado. Assim, os objetivos deste artigo são entender esse fenômeno. Provocações: como a maior parte da base de conhecimento de ICT4D foi gerada por acadêmicos que não são originários de países em desenvolvimento ou por acadêmicos nativos de países em desenvolvimento que, atualmente, residem em países desenvolvidos, uma provocação pode ser feita: considerando o potencial que iniciativas em ICT4D têm de impactar positivamente a qualidade de vida na sociedade brasileira, por que os acadêmicos brasileiros não têm priorizado a pesquisa nessa área do conhecimento? Conclusões: por ser um artigo provocativo, nosso principal objetivo é gerar debate e especular sobre as questões acima mencionadas. Assim, precisamos ouvir a Academia Brasileira em Administração - principalmente os acadêmicos da divisão de Administração da Informação da ANPAD - para abordar e entender esse enigma, de modo que área de ICT4D no Brasil possa ser fortalecida visando a causar real impacto em nossa sociedade.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objectives: nearly 50% of people in developing countries suffer from extreme poverty. Consequently, a debate has emerged about the potential of ICT to improve socio-economic conditions prevailing in impoverished nations. This discussion has given rise to a burgeoning field of research known as ICT for development (ICT4D). However, most academics in the ICT4D arena do not come from developing countries, nor do they reside in these regions - the main beneficiaries of ICT4D initiatives. This is the case of Brazil, a country characterized by significant socioeconomic disparities, where this field of study has aroused little interest among the scientific community and thus continues to be largely under-researched. Thus, the objective of this paper is to make sense of that phenomenon. Provocations: as most of the ICT4D knowledge base has been generated either by academics who are not originally from developing countries or by academics native to developing countries who currently reside in developed countries, a provocation can be made, namely, considering that ICT4D initiatives can improve the quality of life of people, why haven’t Brazilian scholars prioritized research in this area? Conclusion: as a provocative paper, our main objective is to debate on the aforementioned issue. For this, we should listen to the Brazilian Academy of Management - mainly the academics of the ANPAD’s Information Management division - to address and solve this puzzle, so that ICT4D research in Brazil can be encouraged with a view to causing a real impact on our society.
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