Acessibilidade / Reportar erro

Decolonizando-Recolonizando Currículo em Gestão e Contabilidade

RESUMO

Objetivo:

o presente estudo objetiva compreender reflexivamente como acadêmicos decoloniais em gestão-contabilidade no Brasil percebem e respondem à agenda de decolonização de currículo criada no Norte no contexto da pandemia supremacista de COVID-19.

Marco teórico:

abraçamos uma perspectiva decolonizante-recolonizante autocrítica para desafiar a agenda nortista de decolonização do currículo e a radicalização de dinâmicas imperiais Norte/Sul que internalizamos como acadêmicos sulistas privilegiados.

Métodos:

por meio de uma investigação-ação baseada em reflexividade, engajamos as experiências de acadêmicos decoloniais no Brasil.

Resultados:

nossas análises revelam aspectos importantes relacionados a dinâmicas de decolonização-recolonização em corpos, contextos e espaços de práticas.

Conclusões:

iniciativas de decolonização do currículo, no Sul, estão permeadas por dificuldades de desprendimento decolonial teórico que geram tensões nas dimensões pessoal/coletivo e competitivo/solidário, ativismo intelectual/praxeológico, formas de engajamento interno/externo ao ambiente acadêmico, conhecimento em formas extrativistas/não extrativistas, e pluriversalização de conhecimento em produtos acadêmicos/não acadêmicos. Esperamos encorajar educação em gestão-contabilidade que vá além do binarismo Norte-Sul e da agenda nortista de reforma curricular decolonial liderada pelo sistema eurocêntrico de escolas de negócios da universidade neoliberal contrarrevolucionária.

Palavras-chave:
decolonização de currículo; práxis decolonial; dinâmicas de decolonização-recolonização

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: rac@anpad.org.br