Acessibilidade / Reportar erro

Ambidestria Dinâmica: Proposta de um Modelo Teórico e Hipotético

RESUMO

Contexto:

a ambidestria é uma capacidade dinâmica que busca equilibrar iniciativas de exploitation e exploration. O desenvolvimento conjunto de exploitation e exploration pode ser alcançado por meio da ambidestria dinâmica. As discussões teóricas envolvendo a relação entre os conceitos de ambidestria e capacidades dinâmicas (CDs) já foram desenvolvidas na literatura. Entretanto, a forma como as três abordagens ambidestras (estrutural, contextual e sequencial) são baseadas em CDs ainda precisa ser observada pelos pesquisadores.

Objetivo:

o objetivo do estudo é propor um modelo teórico hipotético que explique a influência dos variados tipos de ambidestria organizacional (estrutural, contextual e sequencial) no desenvolvimento das CDs e sua relação com o desempenho organizacional.

Metodologia:

o estudo foi desenvolvido por meio de uma ampla revisão sistemática da literatura orientada por uma lógica indutiva, epistemologia interpretativa e abordagem qualitativa.

Resultados:

as análises e discussões possibilitaram a apresentação de um modelo teórico hipotético de ambidestria dinâmica que envolve nove construtos e onze hipóteses.

Conclusão:

acreditamos que o nosso estudo contribui teoricamente para o campo das estratégias organizacionais e pode possibilitar estudos alinhados com os conceitos de ambidestria dinâmica e CDs.

Palavras-chave:
ambidestria organizacional; ambidestria estrutural; ambidestria contextual; ambidestria sequencial

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: rac@anpad.org.br