Acessibilidade / Reportar erro

Gestão Financeira na Prática: Análise de Dados do Levantamento Brasileiro

RESUMO

Objetivo:

este artigo tem o objetivo de reproduzir no Brasil uma pesquisa - anteriormente aplicada na América do Norte e Europa - que consulta o ponto de vista de CFOs sobre custo de capital, orçamento de capital e estrutura de capital.

Método:

o questionário foi rigorosamente traduzido e validado antes de ser aplicado pela internet. O questionário foi enviado a 1.699 empresas públicas e privadas brasileiras e 160 respostas foram recebidas, com uma taxa de retorno de 9,4%. As respostas foram analisadas condicionadas às características das empresas.

Resultados:

os resultados da pesquisa indicam que as empresas brasileiras empregam o VPL e a TIR como técnicas preferenciais de investimento e o CAPM e suas variações como o método de cálculo do custo do capital próprio. Também se preocupam com o custo da dívida e os custos de transação dos instrumentos de mercado, e utilizam os recursos internos como principal fonte de financiamento para investimento. A análise condicional indica que grandes empresas, listadas e regulamentadas se comportam de maneira diferente em relação às decisões financeiras do que suas contrapartes.

Conclusão:

a conclusão principal deste estudo é que o ambiente institucional (mercados, instituições, instrumentos e a economia) é um determinante importante da prática de finanças corporativas no Brasil.

Palavras-chave:
levantamento; finanças corporativas; mercados emergentes; Brasil

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: rac@anpad.org.br