Acessibilidade / Reportar erro

Aplicação de um Método Múltiplo para Identificar um Problema de Pesquisa

RESUMO

Contexto:

há certa dificuldade dos alunos em compreender, e dos professores em ensinar, quais etapas precisam ser seguidas para garantir que um problema de pesquisa escolhido seja academicamente válido.

Objetivo:

o presente estudo visa a detalhar a operacionalização de um método de identificação de problemas de pesquisa, permitindo aos alunos comprovar o caráter único e singular de suas pesquisas.

Métodos:

trata-se de uma pesquisa qualitativa, interpretativa e aplicada, que utiliza o método pesquisa-ação, com a intervenção participativa de um dos autores deste artigo, na definição e orientação de como utilizar um método múltiplo para identificar um problema de pesquisa.

Resultados:

a principal contribuição desta pesquisa é descrever, com exemplos para cada etapa, um procedimento passo a passo explicando como executar um método múltiplo para identificar um problema de pesquisa que ajude os alunos a operacionalizá-lo de forma correta e sistematizada.

Conclusão:

seguindo as orientações propostas neste artigo, os alunos são capazes de trazer problemas reais, tanto do ponto de vista acadêmico quanto do gerencial, na medida em que o método será executado corretamente. Também permite que os professores treinem melhor seus alunos sobre como usar adequadamente o método múltiplo detalhado neste artigo.

Palavras-chave:
problema de pesquisa; lacunas teórico-práticas; método múltiplo; execução metodológica

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: rac@anpad.org.br