Acessibilidade / Reportar erro

Cultura, caracterização e diferenciação de precursores neurais do sistema nervoso central de porquinho-da-índia (Cavia porcellus Linnaeus, 1758)

Resumo:

Áreas potencialmente neurogênicas foram identificadas por incorporação de bromodeoxiuridina (BrdU) na zona subventricular (SVZ) dos ventrículos laterais, hipocampo e bulbos olfatórios de cobaias neonatos. Precursores neurais provenientes da SVZ foram cultivados em suspensão, resultando na geração de neuroesferas (NSFs), que quando dissociadas foram capazes de proliferar e gerar novas NSFs. Quando cultivadas na ausência de fatores de crescimento, as células provenientes de NSFs dissociadas apresentaram evidências de diferenciação neuronal, dando origem a células da linhagem neural. Citometria de fluxo em células das NSFs após a diferenciação revelou aproximadamente 13,3% positivas para nestina, 5,5% positivas para Beta-III-tubulina, 9% positivas para GFAP e 7,8% positivas para mGalC. Testes de funcionalidade pela mensuração de influxo de cálcio após estímulo com ácido gama amino butírico (GABA) e glutamato revelaram a estimulação de células diferenciadas, um indicador de função neuronal. A capacidade de células da SVZ de fetos de cobaias originarem células neurais funcionais in vitro é promissora para a pesquisa e eventual uso terapêutico de células tronco em disordens do sistema nervoso.

Termos de Indexação:
Cobaios; células-tronco neurais; zona subventricular; cultura; caracterização in vitro

Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA Pesquisa Veterinária Brasileira, Caixa Postal 74.591, 23890-000 Rio de Janeiro, RJ, Brasil, Tel./Fax: (55 21) 2682-1081 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: pvb@pvb.com.br