Acessibilidade / Reportar erro

Os jesuítas e os descaminhos de uma missão 1 1 Editor responsável: André Luiz Paulilo. https://orcid.org/0000-0001-8112-8070 2 2 Normalização, preparação e revisão textual: Vera Lúcia Fator Gouvêa Bonilha - verah.bonilha@gmail.com 3 3 Apoio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG.

Resumo

O artigo investiga a ocorrência de uma crise ligada à ação dos jesuítas da Província do Brasil, no final do século XVI e início do XVII. Tal crise se deu entre os membros da Companhia e é exposta, neste manuscrito, nas críticas dirigidas aos superiores e nas denúncias de comportamentos desviantes, feitas pelos próprios padres que atuavam na missão do Brasil. Os descaminhos da missão se aprofundaram na medida em que alguns membros da Companhia feriram os votos religiosos e praticavam violências, sobretudo no trato com os índios nas aldeias. Para verificar esses descaminhos, fez-se uso de uma documentação muito pouco explorada e, em grande parte, inédita para o público brasileiro, pesquisada no Archivum Romanum Societatis Iesu (ARSI), em Roma.

Palavras-chave
ação dos jesuítas; fatores religiosos; Brasil Colônia

UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br