Resumo:
Este artigo tem como objetivo principal investigar as relações de derivação entre os elementos componentes do tema das Variações para Orquestra op.31 de Arnold Schoenberg) e sua fonte de material básico, ou Grundgestalt, conceito teórico elaborado pelo próprio compositor. A partir de uma revisão bibliográfica considerando as origens e motivações para a formulação do conceito, é discutida a questão sobre a presença de desenvolvimento temático em obras seriais de Schoenberg, tomando como referência análises realizadas por alguns autores (RUFER, 195415 RUFER, J. (1954). Composition with twelve notes. Londres, Reino Unido: Rocklife.; BOSS, 1992; HAIMO, 199711 HAIMO, E. (1997). "Developing variation and Schoenberg's serial music". Musical Analysis. v.16, n.3, p.349-365.; TARUSKIN, 201019 TARUSKIN, R. (2010). Music in the early Twentieth Century. Oxford, Reino Unido: Oxford University Press.). Propõe-se ainda a que a Grundgestalt de uma obra serial possa se manifestar em dois níveis distintos, porém associados - abstrato e concreto, o que se ajusta à metodologia analítica adotada neste estudo, sumarizada em uma seção específica do artigo. Os resultados obtidos revelam uma construção temática extraordinariamente orgânica e econômica.
Palavras-chave:
análise derivativa; Grundgestalt; variação progressiva em música serial; música serial de Arnold Schoenberg