Acessibilidade / Reportar erro

INSEGURANÇA URBANA, FRAGMENTAÇÃO E ENCLAVES FORTIFICADOS NA REGIAO METROPOLITANA DE FORTALEZA

INSÉCURITÉ URBAINE, FRAGMENTATION ET ENCLAVES FORTIFIÉES DANS LA RÉGION MÉTROPOLITAINE DE FORTALEZA

Resumo

O aumento da sensação de insegurança urbana tem justificado a autossegregação das camadas de renda média e alta da sociedade para enclaves fortificados na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O presente artigo tem como objetivo principal analisar a fragmentação em trechos/setores de maior concentração de “condomínios fechados” e avaliar os impactos decorrentes da expansão dos empreendimentos fragmentadores no tecido socioespacial. Portanto, o estudo indica a mudança do modelo de segregação dual (centro-periferia) em direção ao padrão de fragmentação socioespacial que vem se desenvolvendo, prioritariamente, numa pequena área do setor leste (bairro de Lourdes), no setor sudeste e partes do setor sul e trechos específicos dos municípios de Eusébio e Aquiraz.

Palavras-chave:
Insegurança Urbana; Autossegregação; Reestruturação do Espaço Urbano; Fragmentação Socioespacial; Tipologia de Enclaves Fortificados.

Universidade Federal do Ceará UFC - Campi do Pici, Bloco 911, 60440-900 Fortaleza, Ceará, Brasil, Tel.: (55 85) 3366 9855, Fax: (55 85) 3366 9864 - Fortaleza - CE - Brazil
E-mail: edantas@ufc.br