Acessibilidade / Reportar erro

Paulina são várias: os poderes da representação nas imagens de uma santa católica* * Este texto publica resultados do projeto “Arquiteturas Monumentais: religião e espaço público”, apoiado por Bolsa de Produtividade CNPq. Agradeço a atenção das pessoas entrevistadas e as leituras de Rodrigo Toniol e Leonardo Almeida, assim como os comentários e as sugestões de pareceristas da revista.

The many Paulinas: the powers of representation in the images of a Catholic saint

Variaciones sobre Paulina: los poderes de la representación en las imágenes de una santa católica

Resumo

Este texto enfoca um conjunto de imagens de Madre Paulina, mulher canonizada pela Igreja Católica em 2002 e que tem seu santuário no sul do Brasil. Esculturas com distintas características participam dos esforços de difusão da devoção à santa. A análise da produção dessas imagens - e suas reproduções em suportes variados - é realizada tendo como referência discussões antropológicas sobre representação e presentificação. Argumenta-se que não é necessário opor estas duas ideias, e a análise demonstra que a multiplicação de representações da santa, com a sua produção de variações, combina-se com o projeto de atrair pessoas para sua devoção. Para a constituição dos dados da pesquisa, foram utilizadas observações nos locais onde as imagens estão, bem como entrevistas com religiosas da congregação que administra o santuário e com os manufaturadores das esculturas da santa.

Palavras-chave:
Santidade; Imagens; Catolicismo; Santuários; Agência

Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS-Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Quinta da Boa Vista s/n - São Cristóvão, 20940-040 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel.: +55 21 2568-9642, Fax: +55 21 2254-6695 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistamanappgas@gmail.com