Acessibilidade / Reportar erro

ALAIN TOURAINE E O BRASIL: ATORES SOCIAIS E DEPENDÊNCIA EM DIÁLOGOS DOS ANOS 19701 1 Este texto apresenta resultados parciais de uma pesquisa financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

ALAIN TOURAINE AND BRAZIL: SOCIAL ACTORS AND DEPENDENCY IN DIALOGUES OF THE 1970S

Resumo

Este artigo apresenta uma parte dos diálogos de Alain Touraine com autores brasileiros. Concentro-me sobre a década de 1970, período em que o sociólogo francês orientou nove teses sobre o Brasil em universidades da região parisiense, todas dedicadas ao estudo de atores sociais no contexto de sociedades dependentes. Antes de analisar o conteúdo dessas pesquisas, apresento de forma breve alguns fundamentos da teoria social tourainiana, o contexto de seus primeiros contatos com a sociologia brasileira e os elementos que compõem o “modelo de desenvolvimento dependente”, que Touraine elaborou para pensar a América Latina. A seguir, discuto a presença deste modelo nas teses de seus orientandos e alguns limites dessa abordagem.

Palavras-chave:
Alain Touraine; Atores Sociais; Dependência; Sociologia Brasileira

CEDEC Centro de Estudos de Cultura Contemporânea - CEDEC, Rua Riachuelo, 217 - conjunto 42 - 4°. Andar - Sé, 01007-000 São Paulo, SP - Brasil, Telefones: (55 11) 3871.2966 - Ramal 22 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: luanova@cedec.org.br