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DIFERENÇAS GEOGRÁFICAS E DE GÉNERO NO DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES MOTORAS DAS CRIANÇAS EM IDADE PRÉ-ESCOLAR1Lopes A. Competência motora em crianças da Educação Pré-Escolar. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja2023https://hdl.handle.net/20.500.12207/6112
https://hdl.handle.net/20.500.12207/6112...

RESUMO

O desenvolvimento motor durante a infância é fundamental para a aquisição de competências perceptivas e cognitivas avançadas, desempenhando um papel fulcral no desenvolvimento pessoal e na aquisição de competências mais tarde na vida. Este estudo tem como objetivo investigar as diferenças nas capacidades motoras de crianças entre os 3 e os 5 anos de idade, com base na sua localização geográfica (urbana ou rural) e género. Foi selecionada para o estudo uma coorte de 94 crianças portuguesas com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos (48 meninos e 46 meninas). A recolha de dados foi efectuada em 8 escolas diferentes e as capacidades motoras foram avaliadas utilizando o teste MOBAK-KG. Verificou-se que as crianças das zonas urbanas superavam as das zonas rurais nas capacidades motoras relacionadas com o controlo do corpo e dos objectos. Pelo contrário, as capacidades motoras das raparigas não apresentaram diferenças significativas em função da sua localização geográfica. Embora o ambiente geográfico influencie o desenvolvimento motor das crianças, outros factores, tais como os factores socioeconómicos e culturais, podem ter um maior impacto nas raparigas. Estes resultados sublinham a importância de nos concentrarmos no desenvolvimento motor das raparigas e de examinarmos a forma como as expectativas culturais e de género podem ter impacto nas suas capacidades motoras.

Palavras-chave:
Infância; MOBAK-KG; Habilidade Motoras; Rural; Urbano

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