Acessibilidade / Reportar erro

Desfechos renais a longo prazo em crianças após transplante alogênico de células-tronco hematopoiéticas avaliados com equações de taxa de filtração glomerular estimada, níveis de creatinina e níveis de cistatina C

Resumo

Antecedentes e objetivo:

Com o uso generalizado do transplante alogênico de células-tronco hematopoiéticas (TCTH-alo), as complicações a longo prazo tornaram-se evidentes. O objetivo deste estudo foi determinar a prevalência e os fatores de risco do desenvolvimento de doença renal crônica (DRC) a longo prazo em pacientes submetidos a TCTH-alo na infância, e também investigar a superioridade das fórmulas de TFGe.

Métodos:

O presente estudo avaliou a DRC em pacientes que foram submetidos ao TCTH-alo. Analisamos as 94 crianças que receberam TCTH-alo na Universidade Ege em İzmir entre Agosto e Novembro de 2019. Os pacientes foram avaliados aos 2 anos após o transplante. A DRC foi definida como uma taxa de filtração glomerular (TFG) <90 mL/min/1,73 m2 usando equações de TFGe baseadas em creatinina sérica (CrS), cistatina C (CisC), e CrS mais CisC.

Resultados:

Em nosso estudo, 9 pacientes (9,4%), de acordo com a equação de Schwartz (à beira do leito), 59 (76,6%), de acordo com a equação DRC-TFGe-CisC, e 20 (26%) pacientes, de acordo com a equação DRC-TFGe-CrS-CisC, foram classificados com DRC. Quando a TFG é avaliada pela CisC, verificamos que o desenvolvimento precoce de lesão renal aguda (LRA), a reativação do citomegalovírus (CMV) pós-transplante e ter >120 meses durante o transplante foram associados ao desenvolvimento de DRC.

Conclusão:

Pode haver atraso na detecção da DRC quando usamos fórmulas baseadas em CrS em casos de TCTH-alo, que é um grupo de pacientes onde o diagnóstico e tratamento precoces da DRC são muito importantes.

Descritores:
Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas; Transplante Homólogo; Taxa de Filtração Glomerular; Insuficiência Renal Crônica; Criança; Cistatina C.

Sociedade Brasileira de Nefrologia Rua Machado Bittencourt, 205 - 5ºandar - conj. 53 - Vila Clementino - CEP:04044-000 - São Paulo SP, Telefones: (11) 5579-1242/5579-6937, Fax (11) 5573-6000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: bjnephrology@gmail.com