Acessibilidade / Reportar erro

Genetics, surnames, grandparents' nationalities, and ethnic admixture in Southern Brazil: Do the patterns of variation coincide?

Uma amostra de 2.708 descendentes de europeus que vivem no Rio Grande do Sul, o qual foi subdividido em sete mesorregiões, e de 226 pessoas da mesma procedência provenientes de Santa Catarina foi estudada quanto a 17 sistemas genéticos protéicos, nacionalidades dos avós, sobrenomes dos indivíduos e mistura interétnica. Não foram encontradas diferenças significantes entre as mesorregiões, os alelos que apresentaram a maior e a menor diferença sendo GLO1*2 (16%) e PGD*A (2%), respectivamente. Os valores observados foram os esperados para descendentes de europeus, a maior diferença sendo uma menor prevalência do alelo P*1 (34-39%). Por outro lado, foi encontrada heterogeneidade significante entre mesorregiões em relação às outras variáveis consideradas, a qual foi consistente com dados históricos. A contribuição ameríndia estimada para o conjunto gênico de descendentes de europeus da população do Rio Grande do Sul foi tão alta quanto 11%. O resultado mais geral obtido, considerando os quatro conjuntos de dados, foi o de uma tendência de divisão nordeste-sudoeste para as populações estudadas. Sete associações fenotípicas significativas entre sistemas foram obtidas a nível de 5% (três a nível de 0.1%). Duas destas foram também observadas por outros autores: MNSs/Duffy e Rh/ACP.


Sociedade Brasileira de Genética Rua Cap. Adelmio Norberto da Silva, 736, 14025-670 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: (55 16) 3911-4130 / Fax.: (55 16) 3621-3552 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: editor@gmb.org.br