Acessibilidade / Reportar erro

As creches Casulo no Amazonas, 1979-19901 1 Pesquisa realizada com financiamento da Fundação de Apoio e Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e com o apoio da CAPES.

RESUMO

O texto discorre sobre a história das creches do Projeto Casulo da Legião Brasileira de Assistência (LBA), no Amazonas entre os anos de 1979, quando a primeira creche foi inaugurada, e 1990, ano em que a LBA atingiu os 61 municípios do Estado. Parte-se do pressuposto de essas creches surgirem em um contexto de execução de projetos em massa para as crianças com até 6 anos, implementados a baixo custo, em articulação com organismos multilaterais, atendendo às exigências do Unicef, como a redução das necessidades em esferas materiais e culturais, por meio da proliferação destas instituições em todo o país. O método histórico foi utilizado, com abordagem social e cultural, tendo como procedimentos e instrumentos: pesquisa documental, por meio de periódicos e documentos oficiais e não oficiais, entrevista e relato oral. Os resultados revelaram que a expansão do atendimento nas creches ocorreu por meio de unidades operacionais de execução direta, administradas pela LBA, e indireta, conveniadas, dentro dos ditames preconizados pela Doutrina de Segurança Nacional- DSN.

Palavras-chave:
Primeira Infância; História da Educação; Direitos Sociais; Políticas Públicas

Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br