Acessibilidade / Reportar erro

Uma biblioteca para os professores. A pedagogia prática e científica de origem norte-americana na Escola Normal de São Paulo, na década de 18801 1 Este artigo apresenta resultados parciais do projeto de pesquisa “Concepções e métodos para ensinar: circulação de ideias pedagógicas Brasil-Estados-Unidos” (Processo CNPq 311711/2019-7), que é associado ao eixo Arquivos digitais e bibliotecas: história do livro e da leitura, do projeto temático “Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-....)” (Processo FAPESP 2018/26699-4).

A library for teachers. Practical and scientific pedagogy from the United States at the São Paulo State Normal School in the 1880s

RESUMO

Esse artigo tem como tema geral a circulação transnacional do conhecimento pedagógico e toma como como fonte documental obras norte-americanas que integram o acervo Paulo Bourroul, originário da biblioteca da Escola Normal da Capital/Escola Normal Caetano de Campos, doado à Faculdade de Educação/USP em 1976. Numa perspectiva exploratória, a análise dessa arena intelectual, social e cultural na qual o conhecimento se move, incidiu sobre obras em circulação na última década do regime monárquico. O inventário das obras permitiu identificar tendências predominantes: no âmbito das práticas, os processos de ensino intuitivo adquiriram legitimidade por meio de diferentes rotas de circulação; no âmbito científico, a pedagogia amparava-se em princípios formuladas pela Psicologia para descrever o funcionamento do intelecto na produção de ideias e convicções e elevava as finalidades do campo pedagógico para além da instrução dos conteúdos.

Palavras-chave:
Biblioteca de professores; Circulação de ideias pedagógicas; Ideias pedagógicas norte-americanas; Acervo Paulo Bourroul

Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br