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As assessorias pedagógicas universitárias na Argentina

Resumo:

As circunstâncias que se apresentam em todo o mundo nas primeiras décadas do século XXI forçam a universidade, mais uma vez, a repensar a si própria, seu projeto político e as práticas que são realizadas. Este artigo apresenta alguns resultados de uma investigação realizada por uma equipe da Universidade de Buenos Aires, preocupada em identificar estratégias institucionais que podem contribuir para a melhoria da qualidade do ensino universitário. Centra seu foco investigativo no assessor pedagógico universitário de instituições públicas argentinas e está interessada em questões relativas ao papel desses atores, em torno de dois eixos fundamentais: a descrição destes assessores em seu contexto institucional, de acordo com sua estrutura organizacional, e a compreensão do problema central em torno do qual se reúnem as suas atividades. O estudo segue uma metodologia qualitativa, com base na análise das Comunicações sobre este assunto, escritas por esses atores e em análise intensa de entrevistas. Os núcleos considerados neste artigo centram-se nas ações de assessoramento como uma forma de ação direta sobre os problemas da sala de aula e da instituição e na pesquisa como um indicador de ranking acadêmico. Alguns resultados permitem reforçar a hipótese de que o assessor pedagógico é um dos sujeitos que contribui para a construção da Didática e Pedagogia Universitárias.

Palavras-chave:
assessor pedagógico; universidade; intervenção; pesquisa

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