Acessibilidade / Reportar erro

Tecnologias digitais móveis: reterritorialização dos cotidianos escolares

Mobile digital technologies: reterritorialization of school everyday life

As tecnologias digitais móveis têm engendrado práticas reterritorializantes, a partir das quais os interagentes/praticantes têm criado espaços/tempos outros para ser, estar, criar e viver. O cotidiano escolar também vem sendo marcado intensamente pelas táticas de seus interagentes/praticantes que criam territorialidades outras a partir dessas tecnologias. Em vista disso, buscamos refletir sobre os movimentos ocorridos nos cotidianos escolares a partir da chegada das tecnologias digitais móveis em três escolas públicas do ensino fundamental. Para tanto, desenvolvemos uma cartografia dos processos que envolvem o fenômeno, descrevendo e buscando encontrar/identificar suas intensidades. Como resultados da pesquisa, apontamos a criação de territórios onde o digital passa a ser estruturante de práticas de produção de conteúdos, conhecimentos e significados e de reorganização do espaço escolar.

tecnologias digitais móveis; territorialidades; cotidiano escolar.


Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br