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Avaliação da alfabetização gráfica de professores da Educação Básica em formação e em exercício1 1 Investigação financiada pela Dirección de Investigación Universidad del Bío-Bío (DIUBB) código 166523 3/R. “Habilidades de análise e interpretação de dados na presença de variabilidade estatística: um estudo comparativo com estudantes em formação e professores do sistema escolar”.

Evaluation of Basic Education teachers’ graphic literacy at training and profesional action

RESUMO

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa descritiva transversal realizada em uma universidade do centro-sul do Chile, na qual participam professores do Ensino Fundamental em formação e ativos, sobre representações gráficas por causa do papel que desempenham no processo de ensino e aprendizagem desde o primeiro ano do ensino básico no currículo escolar chileno. Para a coleta de informações foi aplicado um instrumento validado estatisticamente pelos autores no qual se obteve uma confiabilidade (alpha de Cronbach) de 0,78 que permitiu avaliar as habilidades de codificação e decodificação de informações quantitativas resumidas em representações gráficas univariadas e bivariadas, utilizando a taxonomia de Kimura (1999)Kimura, S. (1999). Toukeizyouhoukyouikuno Karikyuramuto 5-dankaino Toukeitekitankyu Purosesu. En Zentouken (Ed.), Toukeizyouhoukyouikuno Rironto Zyugyouzissenno Tenkai (pp. 33-46). Tsukuba: Syuppankai, cuja introdução no nível do sistema escolar geraria as habilidades exigidas pelo currículo nacional. Os resultados mostram que, em geral, os professores em formação e ativos têm percentuais médios elevados na capacidade básica de leitura de informações univariadas, resumidos em polígonos de frequência simples. No entanto, os percentuais diminuem para 61,3% nos futuros professores e para 50% nos docentes ativos por ser um histograma, representação amplamente utilizada para mostrar a distribuição de informações quantitativas em qualquer curso de estatística em nível nacional e internacional. Esses resultados, novidade no contexto chileno, permitem observar professores em formação e ativos não desenvolveram suficientemente a capacidade de realizar uma leitura conjunta de duas variáveis quantitativas resumidas por meio de uma representação gráfica, exigindo inovação em processos instrucionais que garantem uma melhoria no aprendizado.

Palavras-chave:
Formação de professores; Representações gráficas; Habilidades estatísticas

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