Acessibilidade / Reportar erro

Criatividade como habilidade interdisciplinar 1 1 Traduzido por David Harrad. E-mail: davidharrad@hotmail.com

RESUMO

Existem muitos estudos teóricos e experimentais sobre o conceito de habilidade. Na educação, a criatividade é considerada uma das habilidades mais importantes com sua natureza dinâmica e complexa. É uma habilidade de alto nível que ocorre interdisciplinarmente, na qual os indivíduos produzem produtos novos e úteis como resultado da interação entre habilidade, processo e ambiente. Com base nessa noção, o primeiro objetivo deste estudo é fornecer uma revisão do desenvolvimento de estudos teóricos e experimentais, que descrevam diferentes classificações e definições de habilidades e sua natureza dinâmica. O segundo objetivo do estudo é apresentar uma prática em sala de aula para ampliar a criatividade de alunos talentosos por meio de observações de professores (pesquisadores) e produtos do projeto. O autor realizou uma revisão da literatura recente (HU; ADEY, 2002; KARADEMIR, 2016, 2017) sobre a criatividade dos alunos do ensino fundamental / médio. O resultado do estudo prático em sala de aula revelou que a habilidade criativa pode ser desenvolvida por meio de atividades de design e projeto.

Palavras-chave:
Habilidade; Criatividade; Alunos talentosos; Interdisciplinaridade

Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br