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Interações de Rudolf Steiner com uma Educação Anticolonial1 1 As reflexões desenvolvidas neste texto resultaram dos debates realizados pelo autor com professores e grupos de pesquisa das universidades Nariño e Cauca, na Colômbia, e das universidades brasileiras Universidade Regional de Blumenau, Universidade Estadual de Campinas e Universidade Nove de Julho. Essa interação se deu como processo de intercâmbio, decorrente de programa de pesquisa vinculado ao Observatório da Educação Escolar Indígena, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e coordenado pelo autor de 2009 a 2012. Nele foi apurado o propósito de desenvolver uma pedagogia que se caracterizasse como anticolonial e afinada com saberes originários.

Interactions of Rudolf Steiner with Anticolonial Education

Neste artigo apresentamos argumentos que podem viabilizar o debate para a organização de uma Educação Anticolonial como processo que tem como referenciais conhecimentos e posturas próprias de cosmovisões originárias. Esse referencial se soma a princípios do legado de Rudolf Steiner, na perspectiva de processo educativo pautado na liberdade. A linguagem e a cosmovisão assumem papel relevante nesse processo como identidade e representação. Dentro dos limites permitidos por este texto, pretende-se analisar, principalmente na perspectiva da filosofia, da ontologia e da antropologia, como é possível desencadear um processo de educação que tenha por base a cosmovisão de povos originários, submetidos a processo colonial impositivo e invasivo. Um ponto relevante do texto é a abordagem fenomenológica e hermenêutica como referencial para a pesquisa científica na postura metodológica, que perpassa todo o processo tratado, gerando certo confronto com a tradicional abordagem empírico-analítica. O fechamento do texto aponta para breves pressupostos que sustentam uma Educação Anticolonial como processo, que tenha possibilidade de se caracterizar como processo viável de ruptura de fronteiras no contexto planetário, ou seja, a favor da Pachamama, que é a expressão referente à Mãe Terra.

Educação Anticolonial; Rudolf Steiner


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