Acessibilidade / Reportar erro

O pioneiro da educação de cegos e surdocegos nos Estados Unidos: Samuel Gridley Howe (1801-1876)1 1 Este artigo é derivado da tese de doutorado, intitulada A produção e a circulação transnacional de livros em relevo para a educação de cegos (séculos XVIII-XIX). 359f. 2021, defendida na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP em 2021 (FULAS, 2021). Pesquisa financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Brasil (CNPq), Código de Financiamento nº 152454/2017-9, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.

RESUMO

Samuel Gridley Howe é um dos intelectuais mais influentes da história da educação de cegos e surdocegos dos Estados Unidos. Responsável pela direção do primeiro instituto estadunidense, fundado em 1829, atual Perkins School for the Blind, Howe criou uma tipografia para impressão de livros com letras em relevo, editou materiais didáticos para a educação de cegos e desenvolveu o método de alfabetização de surdocegos. Jovem médico, engajou-se na filantropia e na política em defesa da educação, das pessoas com deficiência e dos escravizados. A partir das contribuições teórico-metodológicas de Jean-François Sirinelli para o estudo dos intelectuais, são utilizadas como fontes correspondências pessoais, jornais, periódicos e relatórios do instituto. Neste artigo, apresentamos uma análise da trajetória e das ideias educativas desse intelectual, cuja atuação permitiu a criação de um novo ideário sobre a educação de cegos e surdocegos no século XIX.

Palavras-chave:
História da Educação; Educação Especial; Cegueira; Surdocegueira; Estados Unidos

Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br