Acessibilidade / Reportar erro

Repressão e discriminação: a educação na última ditadura civil-militar na Argentina (1976-1983)

A ditadura civil-militar iniciada na Argentina em 1976 instrumentalizou uma política educativa baseada em duas estratégias. Por um lado, aquela que podemos denominar estratégia repressiva, ideada por setores mais tradicionalistas que buscavam fazer desaparecer - com o peso que este termo teve naqueles anos - os elementos prévios de renovação; por outro, a estratégia discriminadora, base dos setores mais tecnocráticos, que buscava romper aqueles elementos tendentes à democratização social mediante a homogeneização, presentes na escola pública: "uma escola única para todos sem importar as desigualdades". Esta propunha um sistema educativo fortemente fragmentado em circuitos diferençados.

ditadura; Argentina; repressão; políticas educativas; autoritarismo


Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br