Acessibilidade / Reportar erro

Cigarro, baralho e ensino e aprendizado da leitura no Brasil no início do século XX

Cigarette, deck and teaching and learning how to read in Brazil in the early 20th century

Cigarro, baraja y enseñanza y aprendizaje de la lectura en Brasil al início del siglo XX

RESUMO

Neste artigo, analisa-se, sob o conceito de cultura material instrucional, o Baralho Alphabetico para ensino da leitura, lançado em 1902 pela indústria de cigarros Veado, do Rio de Janeiro, e distribuído nas carteiras Semilla de Havana e Santo Angelo. A fábrica Veado foi fundada pelo português José Francisco Corrêa, em 1874, e tornou-se uma das marcas mais famosas de cigarro no Brasil. Nas carteiras de cigarros da marca Veado, eram distribuídos diferentes artefatos, como, por exemplo, cartões, cromos, fotografias e também o Baralho Alphabetico. Dentre as conclusões obtidas, está a de que o referido Baralho foi um artefato original e pioneiro no contexto da indústria brasileira. Além disso, conclui-se que se tratou de uma iniciativa singular como forma de contribuição à instrução popular.

Palavras-chave:
Leitura; Baralho Alphabetico; Brasil; Século XX

Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br