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Análise de materiais didáticos disponibilizados em um portal de conteúdos abertos: o caso de Canárias

RESUMO

Apresenta os resultados de análise de uma amostra dos conteúdos e materiais didáticos digitais para a Escola Primária, disponibilizados em um portal web denominado Eco Escuela 2.0, desenvolvido pela administração educacional do Governo das Ilhas Canárias, caracterizado pelo acesso e uso livre por professores. O objetivo principal é realizar a análise de materiais destinados à etapa final da educação primária em diferentes disciplinas escolares. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo, utilizando-se um instrumento-guia para examinar a amostra. Os resultados mostraram a presença de atividades que pretendem favorecer a resolução de problemas, a experimentação ou a simulação. Os projetos visuais sugerem a necessidade de melhorias. Eles foram desenvolvidos pelos professores e carecem dos atrativos visuais encontrados em materiais editados comercialmente. A maioria dos materiais não permite modificações, foi criada para conteúdos e objetivos concretos, embora adaptados a diferentes ritmos de aprendizagem. Em geral, não apresentam atividades finais e muitos deles concluem com a realização de atividades em grupo a serem entregues, a elaboração de materiais, a discussão de ideias ou com a exposição do trabalho realizado. A diversidade cultural e de gênero não está presente nos materiais analisados; embora o acesso aos recursos seja bom, deve-se melhorar a sua otimização para todo tipo de tela de dispositivos móveis.

Palavras-chave:
Materiais didáticos digitais; Portal educativo institucional; Análise de conteúdo; Recursos educativos; Escola digital

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