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As professoras e o pagamento de bônus por resultado: o caso da rede estadual de São Paulo1 1 Pesquisa financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Elementary teachers and the payment of bonus per results: case study on public schools of São Paulo

RESUMO

Este artigo busca entender a relação das professoras do ensino fundamental 1 com o pagamento de bonificação pelo cumprimento de metas. Trata-se de indagar se as formas empresariais de gestão do trabalho introduzidas na educação pública alteraram os modelos de docência nessa etapa da escolarização, que historicamente foram associados a uma feminilidade. Para tanto, foi feito um estudo qualitativo baseado em observações e em entrevistas semiestruturadas com professoras da rede pública estadual de São Paulo. Conclui-se pela presença de uma superposição dos dois modelos de trabalho docente: dimensões associadas à feminilidade, como dedicação, culpa e amor ao ensino, são combinadas com a lógica da gestão empresarial, que enfatiza a recompensa financeira, o individualismo e a competição.

Palavras-chave:
Ensino fundamental 1; Trabalho docente; Gênero; Gestão empresarial; Bonificação

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