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Educação ambiental em Duque de Caxias, RJ: contradições entre o discurso hegemônico e as questões socioambientais do território1 1 Este artigo tem origem em pesquisa concluída no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tese de Doutorado em Educação desenvolvida sob orientação do Prof. Dr. Carlos Frederico Bernardo Loureiro. Produzida no âmbito do “Laboratório de Investigação em Educação, Ambiente e Sociedade - Lieas”.

Environmental EDUCation in Duque de Caxias, RJ: contradictions between hegemonic discourse and the socio-environmental issues of the territory

RESUMO

O presente artigo discute a entrada de projetos de Educação Ambiental formulados por empresas em escolas públicas de Duque de Caxias, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Ancorou-se teoricamente em pressupostos da Educação Ambiental Crítica e da Ecologia Política. Buscou-se apreender a lógica que norteia tais projetos e se eles colaboram para a precarização do trabalho docente e o enfraquecimento da autonomia da escola pública. Por outro lado, também constituiu objetivo verificar a relevância de tais projetos no enfrentamento das questões socioambientais do entorno das escolas. A opção metodológica foi a pesquisa qualitativa baseada na análise documental, na observação participante e em entrevistas com professoras de três escolas municipais da região. Nesse sentido, analisaram-se projetos de educação ambiental desenvolvidos nas unidades escolares por duas empresas situadas no Polo Petroquímico de Duque de Caxias (Reduc e Arlanxeo). Pode-se concluir que a entrada dessas empresas nas escolas acentua a precarização do trabalho docente e a expropriação dos conhecimentos das professoras, ao mesmo tempo em que fomenta uma postura conciliatória e pouco crítica dos alunos, se abstendo do enfrentamento das questões socioambientais que impactam nas condições de existência dos alunos e das comunidades da região.

Palavras-chave:
Educação; Educação Ambiental; Meio Ambiente; Justiça Ambiental

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