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Encontros cotidianos e a pesquisa em Educação: relações raciais, experiência dialógica e processos de identificação

Quotidian encounters and the research in Education: racial relations, dialogic experiences and identification processes

O presente artigo consiste em uma reflexão construída no processo de uma pesquisa em Educação realizada em diálogo com o cotidiano escolar e tendo como tema as relações raciais. Esse estudo - que teve como questão principal compreender "como, no Brasil, as populações afro-brasileiras estabelecem laços e alianças culturais e identitárias" - elegeu como material de análise as enunciações e diálogos que emergem cotidianamente em contextos educativos. Discorremos aqui sobre o "encontro" como metodologia de pesquisa, fenômeno a partir do qual esses contextos emergem como ambientes polifônicos. O trabalho teve como principais interlocutores teóricos Mikhail Bakhtin e seus estudos da linguagem; Boaventura de Sousa Santos, que nos orienta na reflexão sobre as questões epistemológicas; Paul Gilroy e Stuart Hall. É uma pesquisa que dialoga ainda com o texto literário, compreendendo a literatura como teoria social.

cotidiano; relações raciais; metodologia de pesquisa; linguagem; currículo


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