Acessibilidade / Reportar erro

A relação entre a construção narrativa e a identidade na Educação Histórica: implicações para o ensino e para o aprendizado

Resumo

O objetivo da pesquisa é menos sobre gerar pequenos historiadores e mais sobre levar em conta as culturas ou identidades dos alunos no ensino e aprendizado de narrativas históricas. No meu trabalho, eu examinei as narrativas históricas nacionais que as crianças e os adolescentes nos Estados Unidos elaboraram, a fim de avaliar os efeitos das identidades raciais/étnicas dos jovens nos entendimentos deles do passado. Descobri que as identidades raciais dos jovens tiveram um impacto significativo nas interpretações deles da história dos Estados Unidos e que a formação dos professores deles teve algum impacto, mas não muito impacto sobre as visões deles. Os pesquisadores nos EUA e para além dos EUA encontraram resultados similares, confirmando o significado de "identidade" (o sentido do eu da pessoa e as comunidades às quais ela/ele se filia, incluindo nacionalidade, gênero, etnicidade, orientação religiosa, etc.) na elaboração e/ou na análise crítica das narrativas históricas. Nas páginas seguintes, revejo e sintetizo os estudos que eu e outros realizamos sobre os efeitos de identidade no ensino e na aprendizagem de história, e concluímos com uma discussão sobre as implicações do ensino e da aprendizagem de história em várias sociedades democráticas.

Palavras-chave:
identidade; narrativas históricas; aprendizado de história

Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br