Acessibilidade / Reportar erro

Uma releitura intercultural do conceito de espaço potencial de Donald Winnicott: análise de uma experiência educacional italiana

RESUMO

Nesta contribuição pretende-se dar conta da situação italiana quanto à abordagem educacional para a primeira infância e descrever um projeto intercultural4 4 Centro Shi Shu Bhavan que em bengali significa Casa para crianças: centro educacional para a infância romana e imigrada. , concebido, implementado, monitorado e apoiado em Roma, por vinte anos, na visão da pedagogia social5 5 O projeto nasceu com cooperativa ASAL, Associação de Estudos da América Latina, no início dos anos 90 e continuou, a partir de 2000, com a gestão da ”Associazione Zero in Condotta Onlus” fundada por mim. O projeto terminou em 31 de dezembro de 2016, devido à interrupção do financiamento pelo município de Roma, após inúmeros protestos sem sucesso dos pais, funcionários e alguns outros centros similares, em atividade no território romano. Dentro do projeto, uma criança custava para o município menos do que uma criança em um jardim de infância ou escola municipal ou estadual, e os serviços eram muito mais diversificados e integrados. Mas o projeto foi gerenciado pelo setor de serviços sociais, que não conseguiu chegar a um acordo com o escritório de serviços educacionais e o prefeito, para preservar essa experiência. . O núcleo fundador deste projeto é o conceito de espaço potencial de Winnicott (1971, 1986), aplicado à educação intercultural e ao apoio à parentalidade. Dada a evolução das atuais políticas educacionais italianas6 6 Lei n. 65, de 13 de abril de 2017, sobre a educação da infância de 0 a 6 anos. , algumas práticas concretizadas neste projeto, graças ao acompanhamento constante de aconselhamento pedagógico, podem ser recuperadas para promover uma dimensão de acolhimento da diversidade no contexto educacional e fazer da instituição escolar, inclusive aquelas para a primeira infância, um contexto democrático no qual a igualdade entre crianças é promovida.

Palavras-chave:
Educação intercultural; Espaço potencial; Acolhimento; Migração; Incubadora de continuidade; Infância imigrante.

Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br